Apicultores se reuniram com na Baldin Bioenergia
Na terça-feira, 19, alguns produtores de mel de Pirassununga/SP e região realizaram uma reunião junto aos coordenadores do controle de qualidade e meio ambiente da Indústria Baldin Bioenergia – considerada um bom exemplo em questões ambientais pelos órgãos fiscalizadores do meio-ambiente.
Os apicultores tiveram a oportunidade de expor um de seus maiores problemas que é o uso indiscriminado de defensivos agrícolas, que desde 2014 vem aumentando a mortandade de abelhas e outros insetos nativos. Os representantes da empresa responsáveis pelo meio-ambiente Rafael Campi e Gabriel Tognoli e o diretor agrícola Jerry Aderlei Visioli deliberaram sobre as atividades agrícolas e apresentaram o projeto de trabalho ecologicamente correto onde o uso de defensivos é totalmente controlado pela empresa nas aplicações com aviões e tratores.
Os apicultores com essas informações irão através de ofício solicitar uma parceria com a Baldin a fim de criar uma cartilha didática para esclarecer as dúvidas dos produtores de mel e para os produtores agrícolas em geral.
O produtor João do Mel, um dos participantes da reunião, comentou sobre o processo de tratamento de solo após corte da cana onde em alguns casos algumas indústrias agrícolas exageram nos defensivos quando as abelhas se alimentam da seiva doce que sai da cana. O jovem apicultor Anderson Scherma Magnabosco, gostou da ideia de futuramente ocorrerem palestras com especialistas em açúcar, onde poderá tirar dúvidas sobre qual melhor tipo de produto a ser usado para alimentar as abelhas na entre safra de florada
Este projeto com intuito de juntar produtores de mel de e a indústrias de agronegócio da região está sendo coordenado pelo ambientalista José Luiz Moura.