“Anjo da Guarda e Tirocínio Policial” salva mulher de morte por intoxicação de fumaça durante incêndio
O Anjo de Guarda de uma mulher de 54 anos, moradora na rua Antônio Zanirato, bairro de Vila São Pedro, zona leste de Pirassununga/SP, aliado ao tirocínio policial dos Cabos PMs Braz e Isaias, salvaram a vida dela.
Os Cabos PMs Braz e Isaias, que compunham a viatura I-36309, da 3ª Cia. PM. Comandada pelo Capitão PM Ricardo Anversa, do 36º BPM/I, estavam em patrulhamento na realização da “Operação Adaga II”, quando foram acionados pelo COPOM para atendimento de ocorrência de incêndio em residência no local acima mencionado.
Ao chegarem no imóvel os policiais fizeram contato com alguns vizinhos que estavam na rua em fronte a residência, onde disseram que não havia ninguém no interior da residência, onde, provavelmente a moradora da casa de nome Maria, 54, havia saído e esquecido as panelas no fogão com o fogo ligado.
Os vizinhos disseram aos policiais que por precaução tinham desligado a energia da casa.
O tirocínio dos policiais falou mais alto e, por acreditar que poderia ter pessoas no interior do imóvel iniciaram vistoria do lado externo da residência com intuito de verificar se realmente não havia ninguém no interior da casa.
Durante a vistoria do lado externo um vizinho e os policiais ouviram um barulho de tossido, onde os policiais arrombaram a porta da residência adentrando ao local que estava tomado pela fumaça.
Os policiais devido a fumaça, com dificuldade continuaram a vistoria ao imóvel, onde encontraram a mulher de 54 anos, desacordada no chão do seu quarto.
Os policiais tiraram a mulher do interior do imóvel, levando-a para o lado de fora, onde ela começou a retomar a lucidez, se queixava da falta de ar e dor no peito.
Devido a demanda de atendimento de ocorrências pela Unidade de Resgate do Corpo de Bombeiros, os Cabos PMs Braz e Isaias colocaram a mulher na viatura do policiamento, rumando para o Pronto Socorro da Santa Casa.
A viatura AB-16204, com o Subtenente Porte e uma viatura cidade de Leme, ABS-16210, com o Subtenente PM Silva chegaram ao local, onde apagaram o fogo que consumia as panelas.
O médico socorrista, Dr. Leandro Pinho, prestou os primeiros socorros, informando aos policiais que a mulher a princípio não corre risco de morte, sendo medicada, permanecendo em observação.
Policiais Militares fizeram contato com o escrivão de plantão da CPJ, Rodrigo Cypriano narrando o caso, o qual informou aos policiais que o delegado de plantão, Dr. Maurício Miranda de Queiroz, informou que não havia interesse perícia, mandando liberar o local.