Adolescente preso pela GCM na Vila São Pedro seguiu para a Fundação Casa em Limeira

Um adolescente de 15 anos foi preso por volta das 17h45 da tarde de sexta-feira, 21, por envolvimento com o tráfico de drogas no bairro de Vila São Pedro, zona leste de Pirassununga/SP, pelos GCMs Éder e Dantas.
Durante patrulhamento preventivo pela Vila São Pedro, os guardas civis visualizaram um indivíduo não identificado em uma bicicleta, o qual realizava gestos manuais aparentando ser uma sinalização do tipo “sai daí rápido”, direcionados ao adolescente identificado posteriormente como D, de 15 anos.
Diante da atitude suspeita, os homens das forças de segurança passaram a observar o comportamento do referido menor, que imediatamente iniciou fuga em sua bicicleta em alta velocidade.
De pronto, foi emanada ordem de parada ao indivíduo, porém este não obedeceu, prosseguindo com a fuga. Após percorrer poucos metros, o acusado perdeu o controle da bicicleta e se chocou com a guia da calçada, vindo a cair ao solo.
Mesmo após a queda, o indivíduo novamente desobedeceu à ordem de parada, levantando-se e iniciando fuga a pé. Durante a perseguição, foi observado que o menor tentou se desfazer de um pacote contendo substância aparentemente entorpecente, lançando-o em direção a um muro, contudo, devido à altura do muro, o objeto não transpôs o obstáculo, caindo na via pública.
Um dos agentes recolheu imediatamente o pacote, constatando preliminarmente se tratar de substância análoga a cocaína. A perseguição teve continuidade até a Rua Acácio Honda, onde o menor tentou dispensar a droga e seguiu em fuga até a Rua Fernando Adane, momento em que tentou escalar o muro de uma residência na tentativa de escapar.
Durante essa ação, foi possível alcançar o indivíduo, que foi contido e algemado, utilizando-se técnicas de imobilização dentro dos parâmetros legais, visando garantir a integridade física tanto do menor quanto da equipe.
Indagado sobre as drogas, o adolescente confessou espontaneamente que a substância apreendida era de sua propriedade, bem como admitiu a intenção de comercializá-la. Após revista pessoal, nada de ilícito foi encontrado além do material recolhido.
Posteriormente, a equipe deslocou-se até a residência do adolescente para avisar sua genitora e recolher os documentos pessoais dele e, em seguida, o menor foi encaminhado ao Pronto Socorro, onde foi submetido a avaliação médica.
O laudo médico constatou apenas pequenos cortes no pé, decorrentes da tentativa de pular o muro.
Após o atendimento, foram realizados os devidos cuidados nos ferimentos, não havendo a necessidade de maiores intervenções.
Na sequência, o adolescente foi levado para a Central de Polícia Judiciária, sendo apreendidos os trinta (30) eppendorf’s contendo cocaína.
O delegado de polícia de plantão, Dr. Icaro José Ribeiro Gomes, determinou a remoção do adolescente para a Fundação Casa da cidade de Limeira/SP, permanecendo a disposição da justiça.
Participaram do cerco ao adolescente os GCMs, 2ª Classe Magalini e o GCM Antônio e o Subinspetor Bueno e o GCM Caio.