Acidente de trabalho em mineradora de Leme deixa 2 operários mortos e 2 feridos
Na manhã desta segunda-feira, 6, por volta das 10h30, homens do Corpo de Bombeiros da cidade de Leme/SP, foram acionados pelo COBOM para a Mineradora Bom Retiro, localizada ao longo da Vicinal Luiz Fernando Marchi, na região oeste, zona rural do município lemense onde quatro funcionários de uma empresa terceirizada da referida Mineradora, vieram sofrer uma queda de aproximadamente 16 metros.
As viaturas ABS 16211 e a viatura de Resgate, foram direcionadas, recebendo apoio de uma Ambulância da Secretaria Municipal de Leme, sendo encaminhado para o município uma viatura de Resgate do Corpo de Bombeiros de Araras.
O Sargento Reizer, em entrevista ao repórter ‘Nitinho’ e cinegrafista ‘David’, informou que parte de uma plataforma móvel (esteira) de escoamento de areia ainda em construção teria cedido em sua base giratória, na qual, estavam trabalhando as quatro vítimas especificadas. A plataforma encontrava-se em uma altura de aproximadamente 16 metros.
Três das vítimas, posteriormente identificados como Manoel (acima mencionado), Willian Alves da Silva, 33 e, Wilson Matheus Ferreira Ceridorio, 24, estavam devidamente equipados por EPIs (Equipamentos de Segurança) e, o supervisor Danilo Roverssi de Lima, 27, (que subiu apenas para vistoriar o final da obra), caíram ao solo sobre as estruturas metálicas.
Com a queda e, em decorrência de estarem presos pelo uso do EPI, três das vítimas (Manoel, Willian e Wilson, acabaram colidindo violentamente contra as estruturas metálicas ocasionando ferimentos graves.
O supervisor Danilo, 27, que estava sem os referidos equipamentos no momento da queda, conseguiu pular da estrutura enquanto essa estava cedendo, motivo pelo qual, acabou sofrendo lesões menos graves.
Durante o transporte, um dos operários, identificado como Manoel Teixeira Lira Neto, 35, sofreu paradas respiratórias no interior da viatura de Resgate, porém, apesar de todos os esforços dos socorristas do Corpo de Bombeiros, bem como da equipe médica da Santa Casa, o homem que residia na cidade de Santa Cruz da Conceição, não resistiu, vindo a óbito.
Outra vítima, Wilson, também, em atendimento na Santa Casa veio a óbito.
O operário Willian, 33, continua internado em estado grave correndo risco de morte segundo a equipe médica, sendo que, o supervisor Danilo, 27, apesar de não correr risco de morte, continua internado.
O delegado de polícia, Dr. Otávio Volpini Silva, este no local que estava preservado pelo policiamento de área da 4ª Cia. PM (Cabo PM Godoy e Soldado PM Gabriel), solicitando a Perícia Técnica.
Reportagem atualizada as 21h51 de 06/11/23