Crimes Ambientais. PMs Ambientais do 5º BPMAmb em apoio ao GAECO de Santa Catarina
Na quarta-feira, 28, policiais militares ambientais da área do 5º Batalhão de Polícia Militar Ambiental com sede em Campinas/SP, realizaram uma “Operação Integrada com o GAECO do Estado de Santa Catarina/SC.
Nas primeiras horas da manhã, tendo à frente o Major PM Ilgges, Coordenador Operacional do 5º BPMAmb, policiais militares ambientais da 2ª Cia. (Piracicaba), tendo no comando o Capitão PM André Manuel e da 3ª Cia. (Sorocaba), no comando o Capitão PM Bravo, em apoio ao GAECO do Estado de Santa Catarina, cumpriram Mandados de Busca e Apreensão nos municípios de Sorocaba (1) e Arthur Nogueira (2). Pelo GAECO estive à frente o Major PM Heden.
Arthur Nogueira I
No município de Arthur Nogueira -SP, os policiais militares, Sargento PM Rubem, Cabo PM Mello e Soldados PMs Claudino e Vitor, do 1º e 2º Pelotão (Pirassununga e São João da Boa Vista) respectivamente e o Sargento PM Helder (GAECO) lograram êxito em localizar e apreender em uma residência sete (7) munições cal.22, documentos e equipamentos eletrônicos.
A ocorrência foi encaminhada para a Central de Polícia Judiciária.
Arthur Nogueira II
Pelo Sítio Boa Vista Tamanduá, atuaram os policiais militares, Cabos PMs Maurício Begamini e Soldado Monteiro, pelo GAECO o Sargento PM Morvan e Cabo PM Haccourt.
Pelo local após busca domiciliar foi localizado alguns apetrechos de recarga de munições bem como: Intactas; três (3) munições de 12 e quatro (4) munições cal 22; Deflagrada: dois (2) calibre 12, dezoito (18) calibre 20, cinco (5) calibre 32, uma (1) calibre 9,1, seis (6) calibre 22, seis (6) potes contendo pólvora, três (3) potes de chumbo uma (1) espingarda cal.20 fabricação caseira, uma espingarda de pressão adaptada para calibre 22, cinco (5) gaiolas e dois (2) alçapão.
Após as apreensões os policiais seguiram para o plantão policial da CPJ, sendo a ocorrência apresentada.
Sorocaba
Pelo município de Sorocaba, estiveram à frente o Cabo PM Júnior a Soldado PM Larissa, com integrantes do GAECO de Santa Catarina, entre outros, quando por uma residência, após buscas, localizaram sessenta e uma (1) munições cal 20, dezenove (19) estojos cal 20, setenta e oito (78) munições cal 22, três (3) munições cal 28, onze (11) munições cal .38 e dez (10) munições cal 357.
Foram encontrados dez (10) Jabutis e oito (8) Tigres d’água vivendo sem água, sem comida e em meio a fezes de cachorro, mostrando sinais claros de maus tratos.
O homem preso era fiel depositário de uma (1) Arara Vermelha e uma (1) Arara Canindé, de outra fiscalização da própria PM Ambiental em 2021, mas que na época não contava com local de destinação e por isso as aves foram deixadas com o próprio infrator como fiel depositário.
As aves foram recolhidas e destinadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestre de Barueri juntamente com os Jabutis e Tigres d’água.
Diante do exposto as equipes se deslocaram à CPJ do município, onde foi apresentado a ocorrência, sendo o acusado preso, permanecendo a disposição da justiça.
Nos três locais vistoriados, foram encontrados produtos de ilícito penal e ambiental, como segue:
– 01 espingarda cal. 12
– 01 espingarda de pressão adaptada para cal. 22
– 05 munições cal. 12
– 79 munições cal. 20
– 03 munições de cal. 28
– 05 munições cal. 32
– 11 munições cal. 38
– 10 munições cal. 357
– 01 munição cal. 9,1
– 89 munições de cal. 22
– 10 jabotis
– 8 Tigres D’água
– 1 Arara Vermelha
– 1Arara Canindé
Os expressivos resultados são frutos de trabalho de meses dos serviços de inteligência da Polícia Militar Ambiental, que culminou nas apreensões descritas acima.