Inteligência Artificial pode auxiliar estratégias de marketing digital
Sete em cada dez empresas brasileiras desejam investir em tecnologias de Inteligência Artificial (IA) ainda este ano. Melhoria da produtividade, otimização de tarefas e aprimoramento da qualidade dos processos são alguns dos motivos, de acordo com pesquisa realizada pela consultoria Deloitte.
A tendência não fica para trás no setor de marketing digital, no qual a tecnologia tem sido utilizada para serviços de link building, benchmarking, automação de e-mails e outras ações. Nas empresas que adotaram o uso de IA, os relatos são de que a tecnologia permite otimizar as estratégias e compreender melhor a demanda dos clientes.
O CEO e fundador da holding de marketing Grupo Duo&Co, João Brognoli, explica que, ao ser aliada com a competência humana, a IA pode tornar os processos mais simples, além de acrescentar maior precisão às diversas estratégias vinculadas ao marketing digital. “Mais do que isso, a sua adoção no cotidiano permite, ainda, que os colaboradores passem a dedicar o tempo e o esforço às funções muito mais estratégicas para a corporação, enquanto os trabalhos repetitivos e de pouca exigência inspiracional passam a ser executados pela ferramenta”, explicou em artigo sobre o tema.
Aplicações da IA no marketing digital
No marketing digital, a IA pode ser utilizada de diferentes formas. O digital PR é um dos serviços que pode se beneficiar da tecnologia para rastrear o público-alvo e os influenciadores-chave mais rapidamente. Ela também pode auxiliar a personalização de conteúdo, a automação de processos e a otimização de anúncios.
O machine learning, ou aprendizado de máquina, é uma das soluções de IA mais populares no setor. Sua capacidade de aprender a partir da análise de dados, em um ciclo iterativo de treinamento, possibilita reconhecer padrões e correlações. Por meio da tecnologia, empresas de marketing digital conseguem oferecer uma experiência mais personalizada e ágil aos seus clientes.
Nas estratégias de SEO, a ferramenta pode ser utilizada como facilitadora no processo de construção de backlinks, termo que se refere aos links que um site recebe de outro e são utilizados para melhorar a classificação nos mecanismos de busca e aumentar a autoridade on-line. Por exemplo, se muitos usuários pesquisam como comprar backlinks no Brasil nos buscadores, a IA pode indicar a tendência aos profissionais de marketing.
Outro benefício da ferramenta pode ser observado nas estratégias da empresa americana de comércio eletrônico, Wayfair. Para aprimorar a segmentação de seu público-alvo, a organização usou IA para desenvolver modelos de machine learning que antecipassem as futuras compras dos clientes. Assim, foi possível fornecer produtos pertinentes, com base no histórico de compras e no comportamento de navegação dos usuários.
O e-commerce eBay utilizou a ferramenta Phrasee para empregar um sistema de processamento de linguagem natural na otimização de e-mails. O objetivo era encontrar a variação de assunto e títulos mais eficazes para o público. Desde a adoção da estratégia, as taxas de abertura do eBay melhoraram em 15,8%, e os cliques aumentaram em 31,2%.
IA pode substituir os trabalhadores?
Pesquisa da Microsoft mostrou que quase metade dos entrevistados temem que as tecnologias possam substituir suas funções atuais. O receio dos trabalhadores é que as empresas optem por transferir responsabilidades para a IA na intenção de economizar recursos.
Entretanto, há especialistas que afirmam que a realidade do mercado é outra: a IA não apresenta grandes riscos aos funcionários, especialmente no setor de marketing digital.
O pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Leonardo Monastério, afirma que é importante aprender a utilizar a tecnologia. “Você não vai perder o emprego para a IA, mas para quem usa a IA melhor do que você. No passado, achava-se que planilhas tirariam o emprego do contador, e hoje você continua tendo contadores, mas que usam recursos da tecnologia”, disse em entrevista à imprensa.