Arthur Friedenreich – O Homem que foi lutar uma Revolução
Arthur nasceu em São Paulo 18 de julho de 1892, foi a primeira grande estrela do futebol brasileiro, apelidado como ” El Tigre” ou “Fried”.
El Tigre, participou da excursão do Paulistano na Europa em 1925, invicto ganhou os dez jogos disputado na Europa, foi muito importante no campeonato sul- americano de seleções hoje atual Copa América, o apelido foi dado pelos uruguaios em 1919, quando na final, Friedenreich acabou com jogo e ganhou o primeiro título do Brasil, Friedenreich é o brasileiro com mais Gols 1.329 Gols superando o Pelé com 1.284 gols.
Em 1999, foi eleito o quinto maior jogador brasileiro de todos os tempos pela IFFHS.
Curiosidade de Friedenreich que na Revolução Constitucionalista de 1932, alista-se no Exército Paulista, começou como sargento e chegou até o posto de tenente, saindo do conflito como herói, comandou uma divisão com vários desportistas, descrito por ele mesmo com um clima tenso, porem com muita camaradagem, além da participação ativa no campo de guerra, também doou medalhas de ouro e troféus para arrecadar dinheiro na causa dos paulistas.
Após a Revolução de 32 jogou futebol por mais três anos, foi contra a profissionalização do futebol no país. A partir dos anos 30, o futebol passou a caminhar rumo ao profissionalismo. A ideia não agradou Friedenreich, que recusou propostas do Flamengo, seu último clube, de continuar atuando, e abandonou os gramados após fazer sua última partida no dia 21 de julho de 1935 aos 43 anos, passou a trabalhar numa companhia de bebidas, por onde se aposentou. Viveu numa casa cedida pelo São Paulo até seu falecimento em 6 de setembro de 1969 com 77 anos.