Primeiros clubes brasileiros a aceitarem negros
O primeiro clube foi a Associação Atlética Ponte Preta, Miguel do Carmo pode ser considerado o primeiro jogador negro do país, a Ponte Preta também é chamada de “Macaca”, um apelido pejorativo que acabou caindo no gosto dos torcedores.

Foi fundado em 1907 no Rio Grande do Sul, o Riograndense, que teve entre seus fundadores o negro Francisco Rodrigues, pai de Lupicínio Rodrigues, autor do hino do Grêmio. Em 1910, foi fundado por negros em São Paulo, a Associação Atlética São Geraldo, que veio a ser campeã em 1922 do campeonato do centenário da Independência do Brasil. O São Geraldo, assim como o Campos Atlético Associação, de Campos dos Goytacazes-RJ, em 1912, tem como característica o fato de ser fundado por e para os negros.
O Campos, com as cores roxa, preta e branca, simbolizando a união das raças com o roxo representando o mulato, veio a ser campeão do Campeonato Campista de 1918.
Mas o primeiro clube mesmo a ser campeão com jogadores negros foi o Bangu Atlético Clube da segunda divisão do carioca em 1911, uma década antes do Vasco, que saiu da terceira divisão para ser campeão da segunda divisão em 1922 e depois da primeira divisão em 1923. Em 1907, a Liga Metropolitana havia proibido a inscrição de jogadores negros nos clubes filiados. O Bangu repudiou a proibição e abandonou a Liga.
O mesmo aconteceu com o Vasco. Fluminense, Flamengo, Botafogo e América deixaram a Liga em 1924 em represália ao Vasco e fundaram a Associação Metropolitana de Esportes Atléticos, a qual barrou a filiação do Vasco sob o argumento de que o clube não possuía estádio próprio. Na verdade, a AMEA havia proposto ao Vasco a exclusão de 12 de seus jogadores, os negros e os operários, em troca de sua entrada na entidade. O Vasco foi sim o primeiro clube a ter um presidente negro, Cândido José de Araújo, em 1905, mesmo ano em que o Bangu, um ano após a sua fundação em 1904, já aceitou um jogador negro, Francisco Carregal. Depois, o Bangu colocaria outro jogador negro no time, o goleiro Manoel Maia. O que marcou o Vasco foi o fato do time, que veio da 3ª Divisão, conquistar o título da 1ª Divisão do Carioca em 1923, um campeonato mais importante, com jogadores negros.
O Vasco foi campeão da 1ª divisão em 1923, com os outros times fundando uma outra entidade e excluindo o Vasco, que respondeu com uma carta, a famosa “Resposta Histórica”, na qual defende seus jogadores e mostra sua disposição em lutar contra o racismo.
Nas décadas de 1910 e 1920, também existiram ligas de futebol para congregar os times de maioria negra também nas cidades de Rio Grande e Pelotas, respectivamente, as ligas Rio Branco e “José do Patrocínio”, em homenagem ao jornalista abolicionista.
A Liga reuniu times de negros como o S. C. Juvenil, fundado em 1908; S. C. Aliança dos Operários, S. C. América do Sul, S. C. Universal, G. S. Vencedor, G. S. União Democrata, G. S. Lusitano e S. C. Monteiro Lopes. Em Rio Grande – RS também existiu outro campeonato de times formado por negros, a Liga Rio Branco.
Nas décadas de 20 e 30 do século passado foram realizados em São Paulo anualmente os jogos Pretos vs Brancos, que reuniam jogadores exclusivamente destas raças em lados opostos. Hoje, brancos e negros convivem no mesmo ambiente, mesmo que haja ainda muitos casos de racismo.
Vamos lutar contra o Racismo no mundo.
Curioso que o Bangu em 1894 , ano de sua fundação realizou a primeira partida de futebol no Brasil devido o escocês Thomas Donahue ter trazido aprimeira bola de futebol oficial para o Rio de Janeiro, mas na internet as informações veiculadas afirmam que a primeira partida foi um ano depois, em 1895 realizada pelo São Paulo e que Charles Muller quem trouxe a primera bola de futebol para o Brasil, um ano depois de Thomas Donahue ????
O Bnagu com um time com jogadores pretos e com camisa vermelha e branca listrada foi apelidada pela imprensa de Carioca de ” Mulatinhos Rosados”, a Ponte Preta tambem foi fundada e surgiu com um time só com jogadores pretos mas no ano de 1900 e o Vasco fez o mesmo também no ano da estréia do seu time de futebol na primeira divisão no ano de 1923, mas por curiosidade na internet só encontram-se matérias divulgando que o Vasco foi o primeiro a aceitar jogadores na época chamados ” de cor” no futebol, sendo que Bangu fez isso 29 anos antes e a Ponte Preta 23 anos antes.