Crônica de autoria desconhecida. Avião da Esquadrilha da Fumaça. Entendam o valor
[23:02, 18/09/2019] Beto Muller: Autor desconhecido.
“Repassando :
Senhores aviadores moro aqui em Piratininga, interior de São Paulo, pequena cidade que dista apenas 15 km de Bauru. Não sei porque mas hoje, lá por volta das 9 horas da manhã, um avião da Esquadrilha sobrevoou nossa pequena cidade (cinco mil habitantes no perímetro urbano) e foi o bastante para a criançada entrar em polvorosa!! Foi lindo!!! O Tucano com as cores da Esquadrilha não fez acrobacias, mas despejou um pouco de fumaça nesses 5 minutos que sobrevoou a região em altitude que permitia divisar detalhes da aeronave… entendam o valor disto em uma cidade onde as pessoas sofrem muito com a vida “real”, o desemprego e tudo mais… aqui em frente de casa mora uma família muito pobre e com muitos filhos mas que nesta hora, maravilhados com a máquina voadora, esqueceram tudo e voltaram a ser felizes neste breve espaço de tempo… Pude ver o sorriso e as lágrimas de emoção do menorzinho, que gritava, ria e se agitava feliz nos ombros do irmão mais velho, para melhor ver o “vião”!!!
Não há o que pague isto, mas se palavras servem para algo eu digo obrigado por eles!
As crianças, me disse uma professora, se acotovelaram nas janelas das escolas e depois ficaram a discutir como ou porquê um avião voa?!
Foi assunto do dia aqui na “aldeia” onde a vida é muito difícil.
Quem era adulto virou criança; as pessoas largavam o que faziam para olhar o céu e, de repente, se punham a falarem umas com as outras, alegres, sorrindo. Parece que a “barra” da vida ficou mais leve com a emoção da aeronave tão pertinho de gente simples como nós.
Por favor, avisem ao piloto que aqui esteve que, para ele, foram apenas cinco minutinhos de voo em uma carreira com certeza primorosa e vitoriosa, além do que, merecida. Só que nesse espaço de tempo ele deu muita alegria e esperança a estas crianças e pessoas e que eu não tenho palavras para agradecer por estes minutos onde simplesmente o mundo foi por pouco tempo tão alegre, bonito e perfeito.
Que Deus os abençoe e muito, muito obrigado mesmo!
Viva a Esquadrilha da Fumaça!!!
Viva a Força Aérea da Pátria!!!
Viva o Brasil!!!”