Prefeito da cidade de Ibaté instala 32 câmeras de monitoramento para aumentar a segurança na cidade
O município de Ibaté/SP, município de 32.810 mil habitantes de acordo com senso do IBGE de 2010, instalou 32 câmeras para reforçar a segurança de seus moradores bem como ao comércio local.
A cidade de Ibaté/SP está localizada a 15,8 km de São Carlos/SP, 27,2 de Araraquara/SP, 91,6 km de Pirassununga/SP e 250,8 km da capital paulista. O objetivo do prefeito José Luiz Parrela (PSDB).
Nosso editor fez um comparativo junto ao setor de estatística da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, apenas em furtos e furtos de veículos, roubos e roubos de veículo, nos municípios de Ibaté e Pirassununga entre os meses de janeiro a setembro.
Ibaté – Furtos, 222; Furtos de veículos, 12; Roubos, 25, Roubos de veículos, 2.
Pirassununga – Furtos, 450; Furtos de veículos, 44; Roubos, 67, Roubos de veículos, 8.
Veja abaixo reportagem exibida no site do G1.
Ibaté instala 32 câmeras para aumentar segurança de moradores e comerciantes
Atualmente, a GCM atende em média 70 ocorrências por mês no município entre furtos, depredações e pichações.
Por G1 São Carlos e Araraquara
27/10/2019 09h43 Atualizado há 22 horas
Ibaté ganha câmeras em vários pontos da cidade
A Prefeitura de Ibaté (SP) instalou 32 câmeras de vigilância para aumentar a segurança dos moradores e comerciantes da cidade. As imagens são monitoradas em uma central que fica na prefeitura.
Das 32 câmeras instaladas, 14 estão monitorando escolas municipais, sendo uma delas na escola Julio Benedicto Mendes.
Além disso, câmeras foram espalhadas por ruas estratégicas do comércio, como na Avenida São João, onde muitas há muitas lojas e grande movimentação de pessoas e também na entrada do município.
Inibir ações
Segundo o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Vítor José Reis, a ideia é inibir o aliciamento de menores em frente às escolas, saidinhas de banco, furto de celulares e bicicletas, entre outros crimes.
De acordo com Reis, a ideia de instalar as câmeras surgiu após uma reivindicação dos comerciantes no ano passado. “Foi acertado que seria monitorado devido aos roubos e furtos no comércio também.”
Atualmente, a GCM atende em média 70 ocorrências por mês, dentre elas furtos, depredações e pichações.
Convênio
O comandante explicou que o município aguarda a finalização de um convênio com o governo do estado para implementação do “Sistema Detecta”, mas ainda não há um prazo determinado.
“É um sistema inteligente de banco de dados, então vamos fazer um convênio com o governo para fornecer esses dados para captar os carros que entram na cidade, [para identificar] veículos roubados ou furtados”, disse Reis.