Construtora do Presídio reforma Estrada da Boa Vista em parceria com a Prefeitura
Entre as primeiras semanas de novembro, a empresa construtora do Presídio de Santa Cruz da Conceição realizou a reforma com a colocação de pedra britada por toda a estrada Vicinal Rafael Rosolen que liga a “Ponte da Toca” região do Bairro Boa Vista até a divisa do município.
Durante o mês de março e abril, a empresa realizou o enterramento da tubulação que levará o esgoto tratado do Presídio até o Ribeirão do Roque, onde se encontra a “Ponte da Toca”, local em que será despejado o resíduo após tratamento.
Na oportunidade o vereador Vitor Naressi (MDB) juntamente com membros do Conselho do Meio Ambiente de Pirassununga estiveram no local fiscalizando e colhendo informações sobre a obra para que a população não seja afetada pelas obras da tubulação que foram enterrados a uma profundidade de aproximadamente 1,70 metros ao longo da referida Estrada Vicinal.
Segundo o engenheiro Josias Nascimento, responsável pelas obras da Construtora Heleno Fonseca naquele momento, se comprometeu com a comunidade de fazer a manutenção em toda extensão da estrada. Inclusive com reunião realizada no Bairro Boa Vista com moradores e representantes da empresa.
Os tubos de polipropileno são soldados pelo sistema de fusão após serem aquecidos a mais de 200 graus. A extensão tem pouco mais de 9 mil metros a partir da estação de tratamento do esgoto gerado pelo presídio. Foram feitos testes de pressão e de resistência que segundo ele, atestam a segurança do bombeamento desde a estação de tratamento até ser despejado no ribeirão.
Para a prevenir acidentes, existe uma bomba reserva na estação de tratamento no caso de falhas das bombas principais e caixas de retenção no percurso que farão a contenção do fluxo no caso de falha das bombas principais e das reservas onde serão contratados caminhões limpa fossa que farão o trabalho de esvaziamento das caixas até que as bombas sejam consertadas e o sistema volte a operar normalmente.
A afirmação é de que a capacidade de tratamento do esgoto será o dobro da capacidade dos detentos que ficarão ali, sendo que 800 presos são esperados, mas podem tratar o esgoto de 1600. Ainda não existe previsão para a conclusão das obras e inauguração do Presídio.
Vale ressaltar que a Prefeitura realizou a abertura das saídas de “águas” da estrada para preservação da mesma, sendo implantada dezenas de curvas de nível para o recolhimento da água das chuvas prolongando a duração da benfeitoria realizada na estrada.
O agricultor que fechar a curva de saída de água ou qualquer cidadão verificar o fechamento, bem como a destruição destes pontos podem denunciar junto a fiscalização de posturas do município para medida cabível. Recentemente uma “Usina” foi flagrada recolhendo palha seca da estrada com maquinário pesado, o que causou enorme destruição na manutenção realizada pela prefeitura.
Não seja conivente com está situação, a Prefeitura tem a obrigação de fazer a manutenção das estradas, mas todos devem contribuir para a preservação da mesma.