4° BIL realiza assalto aeromóvel – Operação Agulhas Negras 2019
Pirassununga (SP) – O 4° Batalhão de Infantaria Leve (BIL) realizou, na manhã dessa sexta-feira (22), um assalto aeromóvel, a partir de helicópteros da Aviação do Exército, na região de Pirassununga (SP), como parte de uma manobra de ataque do Exercício Agulhas Negras 2019.
Entenda a manobra
O assalto aeromóvel do 4° BIL visava dar profundidade no terreno ao Exército e acelerar as ações em proveito da 2ª Divisão de Exército, que transpôs, nessa manhã, o Rio Mogi-Guaçu.
Para que todo o 4° BIL pudesse realizar o desembarque em segurança na Zona de Pouso de Helicópteros (ZPH), um pelotão de reconhecimento, composto por 18 militares, foi lançado no terreno, cerca de 24 horas antes, durante a noite, para que se infiltrasse, realizasse o reconhecimento de uma área segura e balizasse o desembarque de todo o Batalhão no dia de hoje.
O pelotão de reconhecimento do 4° BIL constituiu sua ZPH em um terreno cercado por uma vegetação densa, o que deu maior sigilo à manobra de desembarque e segurança à tropa, impedindo que a força de oposição simulada tenha observação direta sobre as aeronaves.
O desembarque é rápido. No momento em que a aeronave toca o solo, os militares, quase que instantaneamente, desembarcam com suas mochilas e fuzis e entram em formação. O helicóptero sobe, gira e retorna para território amigo.
Fonte: 2ª DE