“Babi” é preso após ação cinematográfica da GCM de Pirassununga
Os guardas civis municipais da GCM de Pirassununga/SP, Magalini e Eder, apresentaram na tarde de segunda-feira, 23, na Central de Flagrantes da Central de Polícia Judiciária, o foragido da justiça o desempregado Mario Cezar Poleti, 36, (Babi).
Conhecido nos meios policiais como “Babi”, foi recolhido no Sistema Prisional devido ao Mandado de Prisão, devendo responder pelos crimes de Ameaça (art. 147), Violência Doméstica – Descumprimento de medida protetiva de urgência (art. 24-A), Violência Doméstica – Violência Doméstica Crime Consumado, Trafegar em velocidade incompatível (Art. 311), e pelo Estatuto do Desarmamento – (Posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito).
Na tarde da segunda-feira em questão, homens das forças de segurança (GCM) de Pirassununga realizaram uma “operação” que resultou na prisão de Mario Cezar, o qual estava foragido devido à Mandado de Prisão em aberto, acusado de diversos crimes, incluindo descumprimento de medida protetiva e porte ilegal de arma de fogo.
A ação ocorreu na zona norte cidade e reforça o compromisso da GCM com a segurança da população.
Intervenção Decisiva
Durante patrulhamento na Avenida América do Sul, agentes da GCM foram abordados por uma mulher (Cabeleireira, 38), que relatou ter sido ameaçada por seu ex-companheiro, que estaria nas proximidades em um veículo e em posse de uma arma de fogo. Segundo a vítima, o acusado também teria intimidado outros membros da família, sendo um professor de 35 anos e dois estudantes, sendo dois adolescentes de 14 anos (uma do sexo feminino e outro masculino) causando grande temor.
De posse das informações, os guardas civis municipais visualizaram o VW/GOL, cor cinza, ocupado por dois indivíduos adentrado na rua Equador. Os guardas civis foram até a Rua Equador, assim diante de fundadas suspeitas, deram sinal de parada para fazer a abordagem, porém, o condutor do carro desrespeitou os sinais luminosos e sonoros de parada, iniciando a fuga por várias ruas (Avenida Brasil, Avenida das Nações, Duque Norte e Avenida João Vieira Sardinha) em alta velocidade, colocando em risco os pedestres que estavam nas vias e calçadas.
Em dado momento o condutor do carro Mario Cezar, quando pela Rua João Del Santo, no Jardim São Valentim, parou o veículo e desembarcou com uma arma de fogo, tipo pistola, na mão, momento em que viu os GCMs acabou jogando a arma dentro do VW/GOL, fugindo a pé, contudo acabou detido na esquina da Rua Guilherme Miguel Berger e Rua Sebastião Alves Ferraz.
Durante a tentativa de abordagem, populares tentaram resgatar “Babi”, contudo sem sucesso sendo preso e oferecendo resistência, sendo necessário algemá-lo.
O GCM Magalini, encarregado da VTR desembarcou e realizou a abordagem do indivíduo que estava no carona do veículo VW/GOL, momento em que este, pulou para o lado do motorista tentando fugir com o veículo, sendo impedido, sendo identificado como sendo Rodrigues, o qual disse ser dele.
No assoalho do carro foi encontrada uma arma de fogo, tipo pistola calibre 380, marca Taurus, numeração suprimida, municiada com 17 munições intactas.
Prisão em Flagrante
Durante a abordagem, o suspeito tentou resistir, mas foi contido pelos agentes, que agiram com eficiência para garantir a segurança de todos no local. No interior do veículo foi localizada uma arma de fogo e munições. A situação flagrancial incluiu descumprimento de medida protetiva, ameaça e direção perigosa.
O Mario Cesar foi conduzido à delegacia, onde o delegado de polícia civil, Dr. Maurício Miranda de Queiroz tomou conhecimento do ocorrido e formalizou o registro da ocorrência.
O homem foi submetido a exame médico e, após os procedimentos legais, foi encaminhado à Cadeia Pública da cidade de Limeira/SP, para cumprimento do mandado de prisão.
Compromisso com a Segurança
A ação rápida e eficiente da GCM reforça o papel fundamental da corporação no combate à criminalidade e na proteção das vítimas. Casos como este demonstram a importância de denunciar situações de violência e de contar com o trabalho dedicado das forças de segurança.
Denúncias podem ser realizadas pelo telefone 153 ou diretamente na GCM. A participação da comunidade é essencial para a construção de um município mais seguro para todos. O secretário, Sargento PM (Reserva) Francisco (Chico) coordenou toda ação.
Imagens – GCM/Pirassununga