Endrick é o 2º jogador mais valioso do mundo sub-18; veja lista
Até podemos não ter faturado a Copa América de futebol dessa vez, porém se for depender das jovens promessas brasileiras que vem surgindo nos últimos tempos, o Brasil pode montar um elenco digno de recuperar o brilho de nossa camisa novamente. Só para ter ideia de quantas joias do futebol o Brasil vem produzindo recentemente, seis dos jogadores mais valiosos do top 20 sub-18, são brasileiros.
Endrick e Estevão estão no top 5 em lista dos mais valiosos
O brasileiro de maior valor atualmente é o atacante Endrick que foi vendido recentemente pelo Palmeiras para o Real Madrid, com apenas 17 anos ele tem o valor estimado em 60 milhões de euros e aparece em 2º lugar na lista dos mais valiosos até os 18 anos. Estevão, o atual grande destaque do Palmeiras é outro brasileiro que aparece na lista em 5º lugar, com o valor avaliado em 30 milhões de euros.
Apesar de Estevão ainda estar jogando na Série A do Campeonato Brasileiro ele é outro jogador que também já foi negociado com um time europeu, só que desta vez o seu destino é a Premier League, jogando no Chelsea. Ele estará liberado para atuar no time inglês em julho de 2025, após o mundial de Clubes dos Estados Unidos.
Veja a lista completa dos jogadores sub-18 mais valiosos
Entre os brasileiros relacionados na lista, apenas, Lorran do Flamengo e Gustavo Nunes do Grêmio não foram negociados com times do exterior. Confira a lista dos 20 jogadores mais valiosos do mundo até os 18 anos de idade, lembrando que todos estão avaliados na moeda euro (€):
- Lamine Yamal – Barcelona – 90 milhões
- Endrick – Real Madrid – 60 milhões
- Warren Zaïre-Emery – PSG – 60 milhões
- Leny Yoro – Lille – 50 milhões
- Estevão – Palmeiras – 30 milhões
- Pau Cubarsi – Barcelona – 30 milhões de euros
- Jorrel Hato – Ajax – 30 milhões
- Luis Guilherme – Palmeiras – 24 milhões
- Lewis Milei – Newcastle – 22 milhões
- Claudio Echeverri – River Plate – 18 milhões
- Archie Gray – Leeds – 18 milhões
- Gabriel Moscardo – PSG – 15 milhões
- Eli Junior – Lorient – 15 milhões
- Kendry Páez – Chelsea – 12 milhões
- Lorran – Flamengo – 12 milhões
- Assane Diao – Real Betis – 12 milhões
- Semih Kilicsoy – Besiktas – 12 milhões
- Can Uzun – Nuremberg – 12 milhões
- Jobe Bellingham – Sunderland – 12 milhões
- Gustavo Nunes – Grêmio – 10 milhões
Quem figura no topo da lista é Lamine Yamal, aos 16 anos, com avaliação em 90 milhões de euros. O craque já é destaque da seleção espanhola e foi imprescindível para a Espanha vencer a França de Kylian Mbappé na semifinal da Eurocopa 2024, marcando um lindo gol de fora da área e iniciando a jogada que culminou no 2º gol do país ibérico. O apreço do Barcelona pelo jovem é tanto, que em sua renovação com o clube catalão foi estipulada uma multa rescisória de 1 bilhão de euros.
Palmeiras fatura alto com venda de jovens craques
Antigamente se ouvia falar muito que times como Santos, São Paulo e Flamengo eram os clubes do Brasil referência quando o assunto era revelação de novos talentos, porém as coisas mudaram nos últimos anos e o Palmeiras agora é quem tem este destaque.
Prova disso são as vendas milionárias que o time vem fazendo de jogadores que vieram da base como Endrick, Estevão e Luis Guilherme, mostrando que este é um modelo de negócio que pode ser um sucesso. Endrick, por exemplo, foi negociado por incríveis 72 milhões de euros na época, junto também a um bônus por desempenho do atleta no Palmeiras e na seleção brasileira. Estevão também encheu o cofres do Palmeiras de dinheiro, sua venda para o Chelsea foi de 61,5 milhões de euros com bônus de desempenho que também foram negociados enquanto não chega a equipe inglesa. Por último, Luís Guilherme, foi outra grande negociação do time de Leila Pereira, que vendeu ele ao West Ham por cerca de 30 milhões de euros, sendo 7 milhões deste montante em bônus alcançáveis por metas.