Denuncie – 153. Açougueiro é detido pela GCM por crime de abuso a animais.
Um homem que se identificou como sendo um açougueiro de nome Alexandre, 31, foi detido pela GCM, pelo Crime Ambiental, da Lei 9.605/98, devido praticar ato de abuso a animais (Art. 32).
A população do município de Pirassununga/SP, tem atendido aos pedidos feitos pelo Inspetor Carlos Eduardo Alves de Souza, Secretário Municipal de Segurança Púbica, através de suas entrevistas nos programas jornalísticos, no tocante às denúncias de animais de grande porte soltos pelo município (área urbana).
No final da tarde de segunda-feira, 8, após denúncias, a equipe da viatura SUV-334, composta pelo Subinspetor Viana e Meneses, Classe Distinta, seguiram para a Rua Evandro Rogério Montanini, uma área localizada atras da USP (hoje, ocupada pelo PAM), localizado na divisa do Parque Clayton Malaman/Jardim Ferrari, zona norte, em apoio à ONG S.O.S Animais.
Os guardas civis municipais acima mencionados, que apresentaram a ocorrência na Central de Flagrantes da CPJ, informaram que foram acionados, via CECOM, a comparecerem no local acima mencionado, uma área de preservação ambiental, localizado aos fundos da USF Dr. Rubens Luiz Costa, sendo que a solicitação foi realizada pela veterinária Dra. Thayssa, a qual é veterinária da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
Ao chegarem no local, já se encontrava o médico veterinário Dr. Gustavo W. Martinelli Diniz, da ONG S.O.S. Animal, sendo que no local havia três animais; um bezerro de cores branca e preta, uma vaca de cor preta e outra vaca de cor marrom, cujos animais estavam bastante magros, debilitados.
Segundo laudo expedido pelo médico veterinário Dr. Gustavo, o bezerro estava apático, a vaca preta estava apática, com score corporal baixo, em situação de maus tratos e, a vaca marrom extremamente magra, como miasse nos flancos, com características de maus tratos.
O veterinário Dr. Gustavo acionou um caminhão, para que o bezerro e as vacas fossem recolhidos.
Próximo ao termino da ocorrência, o proprietário dos animais, Alex, chegou e informou que havia adquirido aqueles animais há três dias e que já se encontravam naquele estado e que estava providenciando os devidos cuidados.
Segundo relato de populares, antes de sábado os animais não estavam no local.
Salienta-se que o local possui pasto vasto e possui uma mina d’água próxima, mas diante dos fatos e do laudo expedido pelo médico veterinário, Alex foi conduzido ao plantão policial.
Não foi informado onde os animais foram recolhidos, permanecendo sob cuidado da OGN S.O.S. Animal.
O GCM 2ª Classe Magaline e o Subinspetor Bueno, da viatura SUV-355, prestou apoio na ocorrência.
Informações e fotos – SSPM