Fezes de pombos em quadra esportiva pode causar crises convulsivas, paralisias e até mesmo pneumonia
O descaso da administração pública com os moradores dos bairros da zona leste de Pirassununga/SP, tem sido total.
Avenidas e Ruas com mato alto e a falta de varredor. Espaços públicos em total abandono.
Uma quadra esportiva que recebia adultos, jovens e crianças, localizada no Jardim Olímpio Felício, já não mais está sendo frequentada, devido a sujeira (fezes) dos pombos que habitam o local, onde uma criança ou mesmo adulto em contato com as fezes desta ave que é invasora poderá contrair a doença do “pombo”.
Vários pedidos já foram feitos para as autoridades e secretários por moradores, porém, não existe resposta até agora para uma limpeza pelo local.
Tratamento da doença do pombo
Caso alguém contrair a doença do pombo, nome científico criptococose varia de acordo com o grau da doença apresentado pela pessoa, podendo ser recomendado pelo médico o uso de medicamentos antifúngicos, como a anfotericina B ou fluconazol, por exemplo, por cerca de 6 a 10 semanas.
Sequelas da doença
Além disso, também pode causar sequelas graves: alterações da visão ou da audição, crises convulsivas, paralisias e até mesmo pneumonia, com menos frequência. Outro dano causado pelos excrementos do pombo é que, em contato com a chuva, eles geram ácidos que corroem e danificam edifícios históricos.
Assim sendo, o município tem de ser responsabilizado judicialmente.
Contato com o secretário de obras e serviços
Nossa redação entrou em contato com o secretário Robson Samora, de Obras e Serviços, o qual informou que por diversas vezes a secretaria fez a limpeza no local, porém, enquanto não for encontrada uma solução para a retiradas dos pombos do local, o problema vai perdurar.
Samora informou que ainda essa semana fará mais uma limpeza no local, porém, a medida é paliativa e somente terá uma definição quando for feita retirada destas aves.
A verdade é que este caso é de responsabilidade da Secretaria de Saúde, onde o Departamento de Zoonoses deveria tomar as providências pertinentes.
Um morador gravou dois vídeos que disponibilizou para o portal de noticiais