1º Treinamento de incêndio estrutural e evacuação em unidade escolar do Corpo de Bombeiros de Pirassununga
O Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo – CBPMESP tem 5 pilares de atuação: Pronta Resposta às Emergências; Coordenação do Sistema Estadual de Atendimento às Emergências; Prevenção de Afogamentos e proteção à banhistas; Educação Pública com foco na redução de acidentes e vítimas (aqui são as palestras, visitas no quartel e o Programa Bombeiro Educador, que no município de Pirassununga está regulamentada na Lei 6009, de 28/09/20221 ); Serviço de segurança contra incêndio e área de risco, conforme Lei Estadual nº 1.257/152, que instituiu o Código Estadual de Proteção Contra Incêndios e Emergências.
O treinamento operacional é um dos fundamentos da atividade de Pronta Resposta às Emergências, serviço prestado diuturnamente pelo CBPMESP. No rol de ocorrências de competência do CBPMESP, a atividade de combate aos incêndios em edificações e áreas de risco é o macroprocesso que entrega a competência-chave da Instituição e que está diretamente associada ao profissional bombeiro. É certo que os combates aos incêndios, em todas as suas variáveis, trazem consigo diversos riscos mediatos e imediatos à saúde e à vida dos bombeiros.
O CBPMESP tem atuado com foco na prevenção de incêndios e acidentes, que faz através de atividades de educação pública, sob orientação da Divisão de Educação Pública (Div. Educ. Pub). No ano de 2023, o 16º GB realizou um total de 06 (seis) “simulados” educativos; sendo 3 (três) em na área da EB Pirassununga, com foco em prevenção em acidentes de trânsito. A EB Pirassununga, no mesmo período, atendeu um total de 55 (cinquenta e cinco) ocorrências de incêndio.
Desse modo, a Estação de Bombeiros de Pirassununga que é responsável por, além dos munícipes, as cidades adjacentes de Analândia e Santa Cruz das Palmeiras, que somadas são 106.998 habitantes, realizou nesta quarta-feira, 15 de maio, na E.E. “Professor Doutor René Albers”, no bairro Santa Fé/Cerrado de Emas/Pirassununga/SP, um treinamento conjunto com PMESP, GCM, DEMUTRAN, SAMU e Defesa Civil sobre incêndio estrutural e evacuação em unidade escolar.
Esses treinamentos se mostram importantes no sentido de alinhamento dos órgãos e agências envolvidas nos atendimentos à acidentados e à pronta resposta diante dos sinistros. Além de trazer um alinhamento, conscientiza-se aos estudantes e a toda a população sobre os cuidados e importância das medidas de proteção e prevenção contra incêndios, bem como qual conduta adotar no caso de o sinistro se desenvolver.