Pirassununga registra 7 casos de dengue, nenhum de zika e chikungunya, 1.600 larvas foram recolhidas na zona sul
O município de Pirassununga/SP, registrou 285 casos de dengue no ano de 2019, sendo 261 contraídos no município e 24 importados, enquanto que o Brasil registrou 1.544.987, sendo que deste total, 782 pessoas morreram em todo o país.
Em 2019, bem como até a quinta-feira, 16, nenhum caso de zika vírus foi registrado no município pirassununguense, quando no Brasil foi registrado 10.708 casos de zika, com 3 mortes. Quanto a registros de chikungunya, apenas um caso aguarda por resultados na cidade de Pirassununga, fato registrado em novembro de 2019, sendo que no corrente ano nenhum caso foi anotado.
Dengue 2020
Na quinta-feira, 16, a médica veterinária Edilene Furlan, da Vigilância Epidemiológica, responsável pelo Setor de Vetores, da Secretaria Municipal de Saúde de Pirassununga, participou do programa A Voz do Povo, levado ao ar pela Rádio Piracema FM 94,7, onde confirmou que até a presente data, apenas tinha sido registrado 7 casos de dengue e outros dois aguardavam resultados, porém, a grande preocupação foi a quantia de “larvas” encontradas em bairros da zona sul, onde estão registrados os casos de dengue.
De acordo com Edilene Furlan, cerca de 1.600 “larvas” foram encontradas na região sul, onde estão os bairros, Jardim São Fernando, Santa Rita, Aeroporto, Vila Industrial, Jardim Roma, Jardins Morumbi, Bandeirantes e Brasília, Vilas Belmiro e Redenção e Jardim Lauro Pozzi, não tendo nenhum registro de zika e chikungunya.
Edilene Furlan salientou que não está sendo realizado mutirão, apenas busca ativa e pede para que os proprietários de imóveis façam suas partes, pois de todas a larvas encontradas foram em domicílios localizados na zona sul, onde está concentrada neste momento a ação dos agentes.
A Vigilância Epidemiológica recebe denúncias de casas fechadas e de locais com mato alto, onde podem existir possíveis focos de Dengue através do telefone 3561-6292 e pessoalmente na Secretária de Saúde na área central da cidade.