Trio é preso em ação cinematográfica pela PM de Pirassununga durante arrombamento
O policiamento de área da 3ª Cia. PM (Pirassununga), comandada pela Capitã PM Marina, do 36º BPM/I, devido à uma denúncia de que suspeitos poderiam estar tentando furtar produtos em um depósito na Rua Duque de Caxias, área central de Pirassununga/SP, lograram êxito em prender três homens durante uma ação de Tentativa de Furto no início da madrugada de domingo, 5.
Ação
Exatamente aos 23 minutos da madrugada de domingo, 5, o Cabo PM Neves, que se encontrava no serviço administrativo da 3ª Cia. PM, recebeu informação pelo telefone 3561.1154, foi informado de que poderia estar ocorrendo um furto através de arrombamento da parede de um depósito de um comércio da Cosméticos da cidade.
De imediato, o Cabo PM Neves, via rádio informou ao policiamento de área sobre a denúncia, seguindo para o local o CGP-3, Sargento PM Batistella e Soldado PM Helton, da viatura I-36390, o Cabo PM Barboza e Soldado PM Tesch, da viatura I-36306, os Cabos PMs Roberto e Tessaro, da viatura I-36382 e o Sargento PM Michel e Cabo PM Franco, da viatura I-36386, de Patrulha Rural.
O Cabo PM Neves, encarregado do serviço de dia, ficou mantendo contato telefônico com o solicitante, retransmitindo à equipe em tempo real sobre as ações delituosas em andamento.
Os policiais chegaram ao local por acessos diferentes, onde visualizaram um cadeado com a chave ainda inserida, e um caminhão VW/8.150 estacionado no interior do terreno, bem próximo ao muro lateral do imóvel, onde funciona o depósito da rede de Cosméticos e Perfumaria.
Ao se aproximarem do portão foi possível ouvir passos no piso de pedra (brita) e ao ser direcionado o foco da lanterna em direção ao barulho, na lateral esquerda do caminhão entre o veículo e a parede, foi avistado três indivíduos, os quais ao verem os homens das forças de segurança saíram correndo em direção ao fundo do terreno e o pularam, acessaram a Avenida Prudente de Moraes, onde se separaram.
Nesse momento as equipes de apoio das viaturas I-36386 composta pelo Sargento PM Michel e Cabo PM Franco e I-36382, com os Cabos PM Roberto e Tessaro, realizaram acompanhamento a pé, juntamente com o Sargento PM Batistella e Soldado PM Helton, onde detiveram pela Rua Visconde do Rio Branco, o indivíduo identificado como sendo Luiz Carlos Fernandes, 47, que disse ser ‘ajudante’, morador no Jardim Ipanema, município de Franca/SP, e os outros dois, Moacir Ribeiro Barrio Novo, 45, que disse ser ‘mecânico’, residente no Jardim Japão, na capital paulista e Sidiney dos Santos Duarte, 44, que disse ser ‘motorista’, residente no Jardim Esmeralda, no município de Franca/SP, detidos pela rua Amador Bueno. Todos os três receberam voz de prisão em flagrante por Furto Tentado, onde foram devidamente algemados.
Durante a abordagem, Moacir Ribeiro quebrou propositalmente o próprio aparelho celular, que mesmo com a tela quebrada ainda recebeu algumas chamadas telefônicas que não foram atendidas, além de ter sido localizado com ele uma chave de automóvel da marca Hyundai/Santa Fé V6.
Após buscas nas imediações, a cerca de 300 metros do local, pela Rua Visconde do Rio Branco, o Cabo PM Barboza e Soldado PM Tesch, localizaram o veículo pertencente a Moacir.
Em vistoria ao terreno do estacionamento, foi percebido que o cadeado do proprietário do terreno foi cortado com ferramenta e deixado caído logo abaixo do portão e substituído por outro pelos criminosos.
Foram ainda localizadas junto à lateral do veículo, onde estavam os o bandidos, um chave de fenda grande e uma marreta e avistado também a parede lateral da loja já parcialmente quebrada, onde eles iniciaram a quebra na tentativa de acesso ao interior do prédio, e jogado ao chão atrás do caminhão um pé de cabra, e ao fundo do terreno, no local por onde pularam o muro na fuga, mais uma chave de fenda grande com resquícios de tijolo e reboco e um boné.
Os homens presos que disseram nada declarar, disseram que só foram chamados para ajudar a carregar os produtos que seriam furtados do depósito, mas admitiram que estavam tentando quebrar a parede.
Os policiais realizaram contato junto ao plantão policial civil com o investigador Eithel Strabelli, que repassou os dados ao delegado de plantão, Dr. Maurício Miranda de Queiroz, que acionou o IC. O perito Capristo e o fotógrafo Diego, realizaram os trabalhos técnicos, onde realizaram a apreensão dos objetos.
O bando foi conduzido ao Pronto Socorro para elaboração de exames cautelares, sendo na sequência levados ao plantão policial, onde o delegado de polícia ratificou a voz de prisão dada pelos policiais militares, permanecendo a disposição da justiça.
Os veículos envolvidos foram apreendidos para novas perícias, bem como os aparelhos celulares do trio.