Equipe Tática Ambiental prende homem com arma de fogo, carne de ‘Paca” e pássaros
O Sargento PM Rubem e o Cabo PM Melo, da viatura A-05204, da Equipe Tática Ambiental, lotados no 1º Pelotão (Pirassununga) da 2ª Cia. (Piracicaba) do 5º BPMAmb (Campinas) entraram mais uma vez em ação, desta feita realizando a prisão de um homem por posse ilegal de arma de fogo e munições combinada com a caça de animais silvestres e manutenção ilegal de aves nativas em cativeiro, na Vila Redenção, zona sul de Pirassununga/SP.
Nessa segunda-feira, 22, os policiais da Equipe Tática Ambiental lograram êxito em prender um indivíduo de posse de uma espingarda calibre 28 e munições sem o devido registro e possivelmente utilizada para o abate de animais silvestres, também por meio de um dispositivo do tipo “canhãozinho”, o qual se encontrava apto para disparo, estando ainda de posse de animais nativos já abatidos da espécie “Paca”, pesando 3,8 kg.
Em ato contínuo, por meio de minuciosa vistoria, foi constatada a existência de oito (8) aves da fauna nativa mantidas em cativeiro em desconformidade com a legislação vigente, sendo um Papagaio, três Coleirinhas, dois Pássaros Preto, um Soldadinho e um Canário da Terra.
Após passar por exame de corpo delito no Pronto Socorro, o acusado foi levado para o plantão da CPJ, onde o delegado de plantão ratificou a voz de prisão dada pelos policiais e, seguindo a legislação vigente, arbitrou fiança, a qual foi recolhida, assim, o homem colocado em liberdade para responder ao processo, a princípio em liberdade.
Na seara administrativa ambiental, foram elaborados Autos de Infração Ambiental que totalizou R$ 6.000,00, por violação ao artigo 25 da Resolução SIMA 05/2014, bem como foram procedidas a devidas apreensões e destinações das caças, ao Aterro Sanitário, enquanto as aves ilegais foram libertas em mata da região, tendo as gaiolas destreuídas.
Reportagem em andamento
Imagens – Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo