Mitsubishi Cup inicia temporada 2024 em Pirassununga neste fim de semana
Rally cross-country de velocidade monomarca promovido pela Mitsubishi Motors terá sete etapas no interior de São Paulo e categoria nova dedicada ao Eclipse Cross R
A Mitsubishi Cup comemora sua 25ª edição em 2024 com estreia de novo carro de competição, o Eclipse Cross R
Nesta sexta (22) e sábado (23), o maior rally cross-country de velocidade monomarca do país volta a agitar as cidades do interior de São Paulo com 63 veículos de competição especialmente produzidos pela Mitsubishi Motors prontos para levantar poeira e jogar a adrenalina para o alto.
A data marca a abertura da temporada 2024 da Mitsubishi Cup, que neste ano comemora sua 25ª edição reunindo competidores ilustres e uma categoria completamente nova com a estreia do novo veículo de competição, o Eclipse Cross R, modelo de rally do SUV da marca dos três diamantes.
A prova deste fim de semana ocorre em Pirassununga, a pouco mais de 200 quilômetros da capital paulista. Esta será a primeira de sete etapas que serão promovidas em diversas cidades do interior de São Paulo ao longo do ano.
A Mitsubishi Cup é organizada em parceira com a Spinelli Racing e é aberta a todos que gostam de acelerar um veículo 100% preparado para as mais desafiadoras estradas de terra espalhadas pelo Estado de São Paulo, em meio a canaviais, plantações, fazendas e sempre com muita poeira e lama de acompanhamento.
A competição segue os regulamentos estabelecidos pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e oferece aos pilotos, navegadores e suas famílias um ambiente descontraído para aproveitar o que tem de melhor no universo dos rallies.
O calendário completo da temporada 2024 pode ser acessado aqui.
Como parte das ações para divulgação da nova temporada da Mitsubishi Cup, em parceria com a concessionária Kyoto, a Mitsubishi Motors realiza exposição da picape L200 Triton Sport R, ao lado da versão de linha L200 Triton Sport, no Shopping Iguatemi de Ribeirão Preto.
Categorias da Mitsubishi Cup
Neste ano, com a chegada do novo veículo Eclipse Cross R, a competição será dividida em nove categorias. São elas: Outlander Sport R CUP, Outlander Sport R PRO CUP, L200 Triton ER CUP, L200 Triton ER PRO CUP, L200 Triton Sport R CUP, L200 Triton Sport R PRO CUP, L200 Triton Sport RS CUP, L200 Triton Sport RS PRO CUP e Eclipse Cross R CUP.
A nova categoria dedicada ao Eclipse Cross R traz consigo toda a experiência e conhecimento da Mitsubishi Motors na produção de carros de corrida, unindo uma fantástica dirigibilidade com um sistema de tração diferenciado e um motor com ótimo desempenho – ainda mais evidente com o câmbio sequencial. Ele entra como um dos carros mais rápidos da competição, fácil de pilotar e muito resistente, o pacote ideal para os rallies.
Assim como os carros das demais categorias, o Eclipse Cross R é produzido na fábrica da marca em Catalão (GO) em um trabalho conjunto entre a Mitsubishi Motors e a Spinelli Racing.
A Mitsubishi Motors é a única montadora na América Latina a ter uma linha de produção de veículos de competição 100% in-house. Até hoje, a marca já produziu mais de 650 veículos para as estradas de terra e pistas pelo Brasil.
Todos os veículos participantes da Mitsubishi Cup são especialmente produzidos pela marca dos três diamantes, que conta ainda com a expertise técnica da Spinelli Racing, responsável pela organização e por todas as questões técnicas da competição.
Sobre o Eclipse Cross R
A tração integral nas quatro rodas do Eclipse Cross R traz o mesmo DNA do lendário Lancer Evolution, com algumas adaptações para competição. O motor é o mesmo 1.5 turbo a gasolina da versão de rua e desenvolve 172cv a 5.700 rotações.
O gerenciamento do motor é feito pela mais moderna ECU (PR8) de competição da empresa nacional ProTune e todo este desenvolvimento foi realizado em conjunto com a renomada empresa de motores Dacar Motorsport. O veículo também foi equipado com o mais novo painel de aquisição de dados da marca, o TDL 5.0 EVO.
O câmbio é sequencial de seis velocidades e desenvolvido pela GRAF Gearboxes, empresa argentina que, desde 1965 já forneceu caixas de câmbio para importantes modalidades do automobilismo.
Com bancos, cintos de segurança de seis pontos e volante, todos de competição, o Eclipse Cross R também traz portas, capô, tampa traseira e para-choque dianteiro em fibra de vidro. Os vidros das portas foram substituídos por estruturas em policarbonato. Tudo para a máxima otimização de peso e melhor desempenho em competição.
O sistema de suspensão é todo original do Eclipse de rua, ou seja, independente nas quatro rodas. O que muda são os amortecedores que são específicos para a prática do rally e produzidos pela icônica marca sueca Ohlins, assim como as molas helicoidais dianteiras. As molas traseiras são da marca Eibach.
As rodas de aro 16 são calçadas com pneus Pirelli Scorpion MTR 255/70/16, próprio para encarar todos os mais diversos tipos de obstáculos que uma pista de terra, lama, cascalho ou areia oferece em um rally.
O Eclipse Cross R mesmo submetido a pequenas alterações para competição, ainda mantém praticamente todos seus componentes originais, mostrando toda a robustez e tecnologia embarcada na linha Eclipse Cross, comercializada em todo o Brasil.
Quem pode participar da Mitsubishi Cup?
A competição não exige nenhuma experiência prévia para pilotos e navegadores e é ideal para profissionais de diferentes áreas, amantes da velocidade que enxergam o automobilismo, especialmente o rally, como um hobby a ser praticado durante os finais de semana.
A Mitsubishi Cup também é uma ótima oportunidade para aqueles que estão trabalhando para se tornar pilotos ou navegadores profissionais.
“É o momento perfeito para unir uma paixão pelo automobilismo com a oportunidade de descontrair durante sete finais de semana durante o ano. Acelerar, desafiar limites, se divertir com amigos e família, esses são pontos fortes do que é a Mitsubishi Cup”, destaca Marcia Neri, diretora de Marketing da Mitsubishi Motors. “A Mitsubishi Cup mostra que é mais que uma competição, trazendo toda a vida 4×4 que oferecemos aos nossos clientes”, completa.
Compromisso com a descarbonização e patrocínios
A parceria entre a Mitsubishi Motors e a Atvos acontece desde 2021 com o objetivo de compensar 100% das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) provenientes dos rallies e passeios promovidos pela marca.
O inventário, realizado pelo British Standards Institution – BSI Brasil, considera todas as emissões diretas e indiretas das competições realizadas deste o começo de 2021 até hoje. O mapeamento abrange as emissões de escopo 1, 2 e 3 derivadas dessas ações.
A temporada 2024 da Mitsubishi Cup tem patrocínio de Shell Rimula/Shell Helix, W. Truffi, JBL, Axalta, Transzero, Atvos, Pirelli, MIT Consórcio, 3 Corações, Revo, Sem Parar, Pilkington, Circuito Elegante, Miolo, MIT Locação, MIT Seguros, MIT4Fun e M Tech.
FIA Girls on Track
O FIA Girls on Track é um verdadeiro projeto 360° para empoderar meninas e promover a igualdade de gênero de uma forma inovadora e envolvente. O projeto visa aumentar o número de mulheres no automobilismo e na indústria automotiva como um todo por meio do conjunto de atividades relacionadas ao esporte, como nas funções de mecânicas, pilotos, chefes de equipe, engenheiras entre outras.
Na temporada 2024 da Mitsubishi Cup, o grid contará com uma equipe composta somente por mulheres do projeto, que terão um Eclipse Cross R para disputa na categoria.
No Brasil, o FIA Girls on Track é executado pela CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) e a líder do projeto é a piloto Bia Figueiredo.
Sobre a HPE Automotores
A HPE Automotores do Brasil é a representante oficial das marcas Mitsubishi Motors e Suzuki Veículos no País. No mercado desde 1991, a HPE Automotores também conta com uma fábrica em Catalão (GO), onde já foram produzidos mais de 800 mil veículos de alta qualidade. Para a HPE, ser 4×4 é um estilo de vida e para transmitir este estilo aos seus consumidores, a empresa organiza eventos com clientes há mais de 30 anos.
Por: Comunicação – Mitsubishi Motors
Imagem – Portal High Speed Brazil