Menina tem morte cerebral por Meningite. Dengue avança em Pirassununga
Atualizado as 09h08 de 22 – 01 – 2020
A morte de cerebral de uma menina de 9 anos de idade, moradora na região leste do município de Pirassununga/SP está preocupando as autoridades sanitárias da cidade. A menina que chegou a ser tratada na Santa Casa de Pirassununga, foi transferida para a Santa Casa da cidade de Limeira/SP, onde no início da noite de segunda-feira, 20, a equipe médica que cuidava a criança teria detectado morte cerebral, onde na manhã desta terça-feira, 21, iria desçigar os aparelhos, mas decisão da família foi de aguardar um pouco mais. A morte da menina tinha sido passado para nossa redação por uma familoiar.
A enfermeira da VE, Patrícia Moloni, procurada pela nossa reportagem apenas informou que o caso estava sendo investigado com possível Meningite, não se sabendo porém, qual tipo, também a enfermeira tomou conhecimento da morte da menina através de nossa equipe.
A cautelosa, a profissional da saúde aguarda por maiores informações, porém, adiantou que todo o trabalho já estava sendo adotado, antecipando a qualquer situação.
Encefalite Viral
Um adulto, o qual não teve o nome divulgado, nem mesmo idade e região onde reside, estava internado na Unidade de Terapia Intensiva da Santa Casa de Misericórdia, sendo que seu quadro clínico inspirava cuidados. O diretor técnico da Santa Casa, o Dr. Álvaro Jardim, informou que uma equipe médica cuida com todo carinho do caso.
Dengue
Até o fechamento desta edição (15h54) da tarde desta terça-feira em questão já eram 19 o número de pessoas com Dengue no município, sendo que outras 31, aguardam o resultado, porém, o número poderá disparar, isto diante a intensa quantidade de “larvas” encontradas em fundos de quintais de residências, a maioria habitadas, que pode chegar a mais de 2 mil amostras.
Nesta quarta-feira, 22, o apresentador do programa A Voz do Povo, da Rádio Piracema FM – 94,7, Ademir Naressi, entrevistará o médico Dr. Álvaro Jardim, Diretor Técnico da Santa Casa de Misericórdia de Pirassununga e a enfermeira Patrícia Melone, da Vigilância Epidemiológica, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde de Pirassununga.
Veja a diferença entre surto, epidemia, pandemia e endemia. as informações que seguem, foram extraídas no site uol.com.br e do Ministério da Saúde.
Surto: acontece quando há o aumento repentino do número de casos de uma doença em uma região específica. Para ser considerado surto, o aumento de casos deve ser maior do que o esperado pelas autoridades.
Epidemia: a epidemia se caracteriza quando um surto acontece em diversas regiões. Uma epidemia a nível municipal acontece quando diversos bairros apresentam uma doença, a epidemia a nível estadual acontece quando diversas cidades têm casos e a epidemia nacional acontece quando há casos em diversas regiões do país.
Pandemia: em uma escala de gravidade, a pandemia é o pior dos cenários. Ela acontece quando uma epidemia se espalha por diversas regiões do planeta.
Endemia: a endemia não está relacionada a uma questão quantitativa. Uma doença é classificada como endêmica (típica) de uma região quando acontece com muita frequência no local.