Prática de yoga promete dar mais disposição ao acordar
Trazido diretamente da Índia, o yoga se popularizou entre os brasileiros nos últimos anos. Os benefícios da atividade são apontados como os principais atrativos para a adesão de novos praticantes. As autoridades de saúde reconhecem que a modalidade é capaz de proporcionar mais vitalidade, bem-estar e qualidade de vida.
A atividade pode ser praticada em qualquer hora do dia, mas muitos adeptos preferem o horário da manhã. Segundo o professor responsável pelo curso instrutor/professor de yoga São Paulo, Leandro Castello Branco, há movimentos que, quando realizados ao acordar, ajudam a dar mais disposição e energia.
Os exercícios que combinam respiração e postura conseguem relaxar o corpo, aliviar tensões e prepará-lo para as tarefas rotineiras. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o yoga oferece vantagens nos aspectos físico e mental.
A modalidade pode ser praticada por pessoas de todas as idades, que tenham interesse em se exercitar ou meditar. É possível encontrar profissionais formados em curso de instrutor de yoga ministrando aulas em academias, estúdios e centros esportivos. Além disso, também há conteúdos disponíveis por profissionais em plataformas digitais,como Youtube.
O Yoga apresenta uma grande variedade de movimentos, indo dos mais simples aos mais complexos. Por isso, a orientação para quem está começando é ir com calma e progredir gradualmente.
Quem tem interesse em aprofundar os conhecimentos sobre a prática deve recorrer ao apoio profissional ou, até mesmo, à formação na área. Atualmente, é possível encontrar diferentes tipos de curso professor/instrutor de yoga em Campinas e em outras regiões do país.
Como aproveitar o yoga matinal
O yoga matinal pode abranger uma série de exercícios, podendo ser adaptado de acordo com as necessidades individuais. Os movimentos indicados por Leandro Castello Branco são tipos de alongamentos que, quando acompanhados de uma boa respiração, podem ajudar a dar mais ânimo para o dia.
A prática pode ser feita no chão do quarto ou na beirada da cama. Entre os movimentos que podem ser usados está o de entrelaçar as mãos com os palmos para frente e esticá-las para frente e para acima da cabeça. Nesta posição, pode ser feita a rotação de um lado para o outro para se espreguiçar. O movimento deve ser combinado com uma respiração profunda e tranquila.
Outra opção é esticar os braços na lateral com a palma da mão virada para os lados. Com postura ereta, Castello Branco orienta olhar para cada mão de uma vez e abrir e fechar os punhos.
Há, também, posições de alongamento. Uma delas, frequentemente usada antes de práticas esportivas, é chamada de alongamento lateral, em que se direciona o corpo com o braço esticado para um lado e depois para o outro. Sentado na cama ou no chão, com as pernas cruzadas, é aconselhável fazer uma pequena torção com uma mão apoiada atrás da perna e a outra segurando um dos joelhos.
Após o fim desses movimentos, Castello Branco orienta colocar a mão sobre o abdômen e sentir a respiração que acontece ali. Ao inspirar longamente, sentir a barriga dilatar e, ao expirar, deixar que ela naturalmente retorne, encolhendo sozinha. A respiração deve ser longa e tranquila, sempre pelas narinas. Os movimentos de respiração podem ser feitos um após o outro para promover a sensação de bem-estar.
A combinação dos movimentos e das técnicas de respiração pode dar mais ânimo para levantar da cama e realizar as tarefas do dia a dia. Aos poucos, o praticante pode aumentar a dificuldade dos movimentos com a orientação de um professor de yoga e, assim, usufruir de benefícios como alívio de estresse, redução de dores na coluna e fortalecimento muscular, conforme citado pela OMS.