Morre estudante que estava com Meningite. Sob para 74 o registro de Dengue na cidade
Veio a óbito na manhã desta quinta-feira, 23, a estudante Mikaelly D. Marques 9, que num primeiro momento foi hospitalizada na Santa Casa de Pirassununga com sintomas de Meningite e depois transferida para a Santa Casa de Limeira, onde na noite de terça-feira, 21, os médicos detectaram Morte Cerebral.
O corpo de Mikaelly já chegou em Pirassununga e passa por procedimentos no Laboratório da Funerária Dellai & Pelosi, devendo o corpo ser levado para o Velório Municipal por volta das 17h00, quando o ficará em Urna aberta e não lacrada. O horário do sepultamento já foi definido pela família e acontecerá as 09h00 da manhã desta sexta-feira, 24.
Exatamente as 14h45 da tarde desta quinta-feira em questão, nossa reportagem fez contato com a enfermeira Patrícia Melário da V.E. (Vigilância Epidemiológica), a qual informou que até o horário o Setor tinha o registro de 74 registros de Dengue, sendo 26 confirmados, 5 descartados e 43 em investigação, o número poderá crescer até o final da tarde desta próxima sexta-feira, 24, ponde chegar dobro do apresentado na segunda-feira, 27.
Lembrando que no ano de 2015 o município teve uma Epidemia, inclusive com mortes. As autoridades da saúde pede para que toda família faça uma varredura em todos os pontos do imóvel, a fim de evitar acumulo de águas em recipientes, verdadeiros criadouros do mosquito, inclusive que calhas sobre os telhados sejam vasculhados.
Continua internado ainda na Santa Casa de Misericórdia um homem que contraiu Encefalite Viral. Veja informações anteriores sobre o caso.
Menina tem morte cerebral por Meningite. Dengue avança em Pirassununga
Atualizado as 09h08 de 22 – 01 – 2020
A morte de cerebral de uma menina de 9 anos de idade, moradora na região leste do município de Pirassununga/SP está preocupando as autoridades sanitárias da cidade. A menina que chegou a ser tratada na Santa Casa de Pirassununga, foi transferida para a Santa Casa da cidade de Limeira/SP, onde no início da noite de segunda-feira, 20, a equipe médica que cuidava a criança teria detectado morte cerebral, onde na manhã desta terça-feira, 21, iria desligar os aparelhos, mas decisão da família foi de aguardar um pouco mais. A morte da menina tinha sido passado para nossa redação por uma familiar.
A enfermeira da VE, Patrícia Melario, procurada pela nossa reportagem apenas informou que o caso estava sendo investigado com possível Meningite, não se sabendo porém, qual tipo, também a enfermeira tomou conhecimento da morte da menina através de nossa equipe.
A cautelosa, a profissional da saúde aguarda por maiores informações, porém, adiantou que todo o trabalho já estava sendo adotado, antecipando a qualquer situação.
Encefalite Viral
Um adulto, o qual não teve o nome divulgado, nem mesmo idade e região onde reside, estava internado na Unidade de Terapia Intensiva da Santa Casa de Misericórdia, sendo que seu quadro clínico inspirava cuidados. O diretor técnico da Santa Casa, o Dr. Álvaro Jardim, informou que uma equipe médica cuida com todo carinho do caso.
Dengue
Até o fechamento desta edição (15h54) da tarde desta terça-feira em questão já eram 19 o número de pessoas com Dengue no município, sendo que outras 31, aguardam o resultado, porém, o número poderá disparar, isto diante a intensa quantidade de “larvas” encontradas em fundos de quintais de residências, a maioria habitadas, que pode chegar a mais de 2 mil amostras.
Nesta quarta-feira, 22, o apresentador do programa A Voz do Povo, da Rádio Piracema FM – 94,7, Ademir Naressi, entrevistará o médico Dr. Álvaro Jardim, Diretor Técnico da Santa Casa de Misericórdia de Pirassununga e a enfermeira Patrícia Melário, da Vigilância Epidemiológica, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde de Pirassununga.
Veja a diferença entre surto, epidemia, pandemia e endemia. As informações que seguem, foram extraídas no site uol.com.br e do Ministério da Saúde.
Surto: acontece quando há o aumento repentino do número de casos de uma doença em uma região específica. Para ser considerado surto, o aumento de casos deve ser maior do que o esperado pelas autoridades.
Epidemia: a epidemia se caracteriza quando um surto acontece em diversas regiões. Uma epidemia a nível municipal acontece quando diversos bairros apresentam uma doença, a epidemia a nível estadual acontece quando diversas cidades têm casos e a epidemia nacional acontece quando há casos em diversas regiões do país.
Pandemia: em uma escala de gravidade, a pandemia é o pior dos cenários. Ela acontece quando uma epidemia se espalha por diversas regiões do planeta.
Endemia: a endemia não está relacionada a uma questão quantitativa. Uma doença é classificada como endêmica (típica) de uma região quando acontece com muita frequência no local.
Foto – Rede Social