Pirassununga. V.E,, registra 12 casos de dengue em 2024
A Secretaria Municipal da Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica do município de Pirassununga/SP, reforça à população a importância de se proteger contra as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. As arboviroses são doenças causadas por vírus transmitidos por mosquitos e as mais comuns em ambientes urbanos são a dengue, Zika e chikungunya.
A melhor forma de combater as arboviroses é impedir o nascimento do mosquito. Os principais criadouros estão dentro das casas e segundo a equipe de controle da dengue, em vasos de plantas, bebedouro de animais e entulhos.
Além do combate ao mosquito, é importante estar alerta ao aparecimento dos sintomas: febre alta e/ou persistente, dores musculares e nas articulações, manchas vermelhas, dor de cabeça ou atrás dos olhos, diarreia e/ou dor forte na barriga, pressão baixa, náusea e vômitos frequente, agitação ou sonolência. Ao apresentar estes sintomas, o morador deve procurar uma das unidades de saúde da cidade para atendimento médico, segundo a Secretaria de Saúde.
A Vigilância atualizou os bairros com alto risco de transmissão da dengue. A definição das áreas em alerta é feita a partir da análise dos casos suspeitos e confirmados da última semana.
Ao longo do ano de 2023, o município teve um expressivo número de casos, 545 confirmados sendo 07 casos internados com sinais de alerta. Em comparação ao ano passado, durante todo o mês de janeiro foram 11 casos, porém somente neste início de ano, cerca de 12 casos já foram positivados.
A Vigilância teme que, a partir deste mês, a cidade tenha um aumento expressivo no número de infecções.
Região Central
– Jd. Itália
– Jd. Eldorado
Região Oeste
– Bairro Rosário
Região Leste
– Cidade Jardim
– Vila São Pedro
– Jd. Millenium
Região Norte
– São Valentim
– Terra Azul
Ainda que o bairro onde resida não apareça na matéria, os moradores dos demais bairros devem continuar em alerta às medidas de combate aos criadouros dos mosquitos.
Veja algumas das medidas de prevenção:
– Mantenha o terreno limpo e livre de materiais ou entulhos que possam ser criadouros;
– Tampe os tonéis e caixas d’água;
– Mantenha as calhas limpas;
– Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;
– Limpe semanalmente ou preencha prato de vasos de plantas com areia;
– Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;
– Limpe todos os acessórios de decoração que ficam fora de casa e evite o acúmulo de água em pneus e calhas;
– Coloque repelentes elétricos próximos às janelas;
– Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa e geladeiras.
Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal