Pirassununga participa de Semana Estadual de Mobilização Social para combate às arboviroses
O mês de novembro é caracterizado pelo período de elevação das temperaturas e também dos índices pluviométricos, o que é favorável ao desenvolvimento do Aedes aegypti e, consequentemente, o aumento da incidência das arboviroses urbanas no município. Vale ressaltar que em 2023, em Pirassununga, ocorreu concomitantemente a circulação do vírus Chikungunya.
Como estratégia de ação para minimizar o impacto dessas arboviroses no próximo verão, todo o Estado de São Paulo promoverá, no período de 27 de novembro à 2 de dezembro, a Semana de Mobilização para Ações de Controle das Arboviroses Urbanas.
O mosquito Aedes Aegypti, é responsável pela transmissão da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. A campanha tem como objetivo alertar a população sobre a importância de adotar medidas de prevenção em suas residências, locais de trabalho e espaços públicos, a fim de evitar a proliferação do mosquito transmissor dessas doenças.
Durante a Semana Estadual de Mobilização Social serão realizadas ações educativas nas unidades de saúde e por meio de visita domiciliar do agente comunitário de saúde. Além disso, a Secretaria de Saúde e Vigilância Epidemiológica reforçam a importância do descarte correto de lixo e entulhos, da limpeza de caixas d`água e de outros recipientes que possam acumular água parada, ambiente propício para a proliferação do mosquito transmissor das arboviroses.
Recomendações para evitar os criadouros do mosquito:
– O prato do vaso de planta também pode ser foco do mosquito. Elimine o prato ou use um prato justo ao vaso, de forma que não haja espaço entre o vaso e o prato;
– É importante deixar a caixa d’água bem fechada e realizar a limpeza regularmente;
– Descarte pneus usados em postos de coleta da Prefeitura;
– Objetos que acumulam água, como potes e garrafas, também devem ser retirados dos quintais;
– Lixo: Material para reciclagem deve ser mantido em saco fechado e em local coberto.
– Ao apresentar os sinais e sintomas (dengue, Zika ou Chikungunya) é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados, todos oferecidos de forma integral e gratuita por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
Todos podem participar da campanha, eliminando os criadouros do mosquito em suas casas, locais de trabalho, no bairro e na cidade.