PM Ambiental do 1º Pelotão de Pirassununga em ações constantes. Treinamento para Tripulação Embarcada
Nos dias 11 e 13 de outubro, policiais ambientais do 1º Pelotão, da 2ª Cia. de Polícia Militar Ambiental, comandada pelo Capitão PM Ilgges, realizaram duas ações, uma denominada de “Operação Impacto” e outra para verificação de destruição de área de APP.
Ainda, pelo município de Pirassununga, aconteceu 1º Treinamento para Tripulação de Embarcações.
“Operação Impacto”
Durante a sexta-feira, 13, em decorrência da “Operação Impacto”, os Cabos PMs Melo e Boscollo, utilizando a embarcação náutica Emb – A – 05204, realizaram patrulhamento ostensivo náutico pelas águas do rio Mogi-Guaçu, a montante da barragem PCH Emas Nova, “Usina Aratu”, pelo Distrito de Cachoeira de Emas, município de Pirassununga-SP.
Na ocasião foi desenvolvida ações pontuais de policiamento náutico, voltadas a coibir delitos de ordem ambiental e criminal, sendo patrulhado o trecho compreendido da rampa do bairro ‘caixeiro’, totalizando 27 quilômetros navegados.
Durante a permanência da equipe, foi logrado êxito em localizar uma (1) rede de malha, sem identificação, medindo 30m de comprimento e nove (9) armadilhas do tipo ‘Bardoelo’ dispostos no ambiente aquático, petrechos estes recolhidos, apreendidos e destruídos em local apropriado.
Destruir área de preservação permanente
Na quarta-feira, 11, os Cabos PMs Furlan e Cunha, componentes da viatura A-05204, em cumprimento da “Operação Impacto e Padroeira 2023”, em decorrência do atendimento ao SIGAM MAIS N° 785763/23′ que versa sobre supressão de vegetação em APP às margens do Rio do Roque, os policiais acima mencionados compareceram em uma propriedade rural localizada no bairro do Roque, município de Pirassununga.
Diante as coordenadas geográficas: Lat. -22°3`18.795″; Long. -47°20`24.050″, durante vistoria, foi constatado a degradação de vegetação nativa estágio Médio de Regeneração Natural, em Área de Preservação Permanente (APP), correspondente a 1,32 ha, sem autorização do órgão ambiental competente.
Diante dos fatos, foi elaborado Auto de Infração Ambiental na modalidade de multa simples, no valor de RS 39.600,00, com base no Artigo 43 da Resolução SIMA 005/21, ficando a respectiva área objeto da fiscalização embargada.
Cabe salientar que a apuração da responsabilidade penal será tomada pela autoridade competente com base no artigo 38 Caput, da Lei Federal 9.605/98.
1º Treinamento para Tripulação de Embarcações
Com o objetivo de nivelar tecnicamente o efetivo do 5ºBPAmb, a Seção de Planejamento Operacional e Estratégico implementou o “1º Treinamento para Tripulação de Embarcações”, sob a coordenação do GT – Gabinete de Treinamento.
O treinamento foi realizado na área de Pirassununga, com policiais operadores de embarcação das 3 companhias do 5ºBPAmb.
O Comandante, Tenente Coronel PM Satto, acompanhou a instrução “in loco”, reiterando o compromisso de melhoria contínua e evolução técnico-operacional desta OPM!
Informações e fotos – Sessão de Comunicação Social da 2ª Cia. PMAmb