Delegados de Polícia Civil de Pirassununga prendem “falso” mecânico durante estelionato
Ian Santos Silva, 28, foi preso por volta das 13h00 de terça-feira, 27, por estelionato (artigo 171) do Código Penal Brasileiro.
Os delegados de polícia civil, Icaro José Ribeiro Gomes e Maurício Miranda de Queiroz, deram voz de prisão pela prática do crime de estelionato tentado contra o idoso, por volta das 13h00 do dia acima mencionado à Ian Santos da Silva, 28.
Os delegados de polícia, ao tomarem conhecimento de uma ação suspeita ocorrida no bairro Cidade Jardim, sudeste da cidade, no período da manhã, onde quatro indivíduos, na condução de um veículo GM/ONIX de cor preta, teriam abordado um idoso que conduzia um veículo não identificado, sendo que três indivíduos foram embora, e um deles ficou junto do idoso, olhando o motor do carro deste, sendo os pormenores não detalhados.
O delegado de polícia, Icaro José, disse que recebeu a informação de que os mesmos suspeitos estavam pela rua Antônio de Souza Mourão, bairro de Vila Pinheiro, região norte, onde estariam abordando uma mulher idosa e atuando com o mesmo modus operandi do ocorrido anteriormente, ou seja, um dos indivíduos permaneceu próximo ao carro da idosa, olhando alguma coisa no motor do veículo, o que levantou suspeita de se tratar de “GOLPE DOMECÂNICO”.
Os delegados de polícia já mencionados, utilizando de viaturas descaracterizadas, se dirigiram ao local dos fatos para averiguar a situação de possível “GOLPE DO MECÂNICO” no qual os “vagabundos” abordam vítimas, sendo sua maioria idosos, sempre dizendo que havia algo errado com o carro delas, onde realizavam vistoria no motor do carro, jogam provavelmente óleo no mesmo para gerar fumaça e, assim, acionavam um terceiro indivíduo que se passava por mecânico, o qual resolvia o problema e cobrava pelo serviço em pagamento via cartão bancário, ocasião em que realizam fraude no pagamento, gerando prejuízo vultuoso às vítimas.
Os policiais civis citados foram até a rua Antônio de Souza Mourão, onde o delegado Icaro visualizou o veículo GM/ONIX de cor preta, parado com dois indivíduos, sendo que o condutor trajava uma camisa de cor azul clara e falava ao celular.
No quarteirão seguinte, o delegado em questão avistou o carro da vítima, um Fiat/Pálio, de cor chumbo, e Ian, deitado no chão, olhando a parte de baixo do motor do veículo, sendo que IAN assumiu a direção, onde a mulher de 66 anos, se sentou no banco dianteiro do passageiro e, Ian assumiu a direção do mesmo, deixando o local, sendo que no mesmo instante, o veículo GM/ONIX saiu pela mesma rua seguindo-o.
Os policiais acompanharam os veículos, sendo acionados os investigadores de polícia Aragão e Raoni.
Durante o acompanhamento dos veículos, o veículo GM/ONIX foi perdido de vista, devido seu condutor ter percebido que estava sendo acompanhado, conseguiu acessar uma das ruas do bairro da Vila Pinheiro e se evadir do local.
O veículo FIAT/Pálio, após passar por algumas ruas do bairro em questão, retornou à rua Antônio de Souza Mourão, parando próximo ao local de onde inicialmente tinha saído e nesse momento, diante de fundadas suspeitas, o condutor IAN foi abordado pelos policiais e detido.
Antes da abordagem o Dr. Maurício já havia reconhecido Ian como sendo um indivíduo já investigado em dois outros crime cometidos em Pirassununga, com o mesmo “GOLPE DO MECÂNICO”.
Nesse momento, os policiais chegaram ao local, e havendo fundada suspeita abordaram o indivíduo que conduzia o veículo FIAT/Pálio.
Em revista a Ian, segundo a polícia, foi confirmado ser ele que já estava sendo investigado nesta cidade em dois outros crimes cometidos com o mesmo modus operandi do chamado “GOLPE DO MECÂNICO”, diante alguns boletins de ocorrência.
Com Ian foi localizada uma maleta de cor preta contendo algumas ferramentas (usada para simular se tratar de mecânico), uma maquininha de cartão do tipo “Moderninha Pro” da PagSeguro, seu celular, uma carteira de contendo cartões bancários, dinheiro, e documentos pessoais.
A proprietária do veículo FIAT/Pálio, disse que conduzia seu veículo quando ouviu o barulho, sendo logo em seguida abordada por um indivíduo que conduzia o GM/ONIX de cor preta, que disse que seu veículo estava com problemas, ocasião em que ele ligou para um terceiro indivíduo, suposto mecânico (Ian) que chegou ao local e realizou manutenção no veículo, onde após dar uma volta com o carro, solicitou o pagamento da visita mediante cartão bancário, informando que não poderia receber em dinheiro.
A polícia apreendeu todos os objetos apreendidos com Ian.
Após passar por exames cautelares no Pronto Socorro, Ian, foi levado paro o plantão policial sendo autuado em flagrante e levado para a Cadeia Pública da cidade Limeira, permanecendo a disposição da justiça.