Laudo confirma o 1º caso de febre amarela em São João da Boa Vista
A cidade de São João da Boa Vista confirmou nesta terça-feira (14) o primeiro caso de febre amarela. É o terceiro caso da doença na região, que já registrou uma morte em Américo Brasiliense e um caso importado em São Carlos. Segundo a prefeitura, o paciente de 62 anos contraiu a doença em uma viagem a Minas Gerais. O nome da cidade não foi informado. Ele não está internado e passa bem. A confirmação foi feita pelo Instituto Adolfo Lutz.
Com o registro, o Departamento Municipal de Saúde, em parceria com a Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), realiza de quarta-feira (15) até sexta-feira (17), das 18h às 21h, ações de nebulização para eliminação do mosquito Aedes aegypti, uns dos transmissores da doença.
Vacinação
Como fica na divisa com Minas Gerais, São João da Boa Vista já havia começado a vacinação contra a febre amarela em moradores da zona rural e as crianças de nove meses a 4 anos. O grupo foi priorizado para que não falte vacinas na cidade, que recebe 40 mil doses por ano. A cidade também imuniza outros nove municípios.
Na região central do estado, estão na lista as seguintes cidades: Aguaí; Águas da Prata; Américo Brasiliense; Araraquara; Boa Esperança do Sul; Brotas; Caconde; Casa Branca; Descalvado; Divinolândia; Dourado; Gavião Peixoto; Ibaté; Itobi; Matão.
Também recomendam a vacinação nestes municípios: Mococa; Motuca; Nova Europa; Porto Ferreira; Ribeirão Bonito; Rincão; Santa Cruz das Palmeiras; Santa Lúcia; Santa Rita do Passa Quatro; São Carlos; São João da Boa Vista; São José do Rio Pardo; São Sebastião da Grama; Tambaú; Tapiratiba; Trabiju e Vargem Grande do Sul. A cidade de Pirassunuga não está na lista.
Fonte: G1/EPTV