Dois CPFs saem de circulação após confronto com PMs do BAEP
Dois CPFs foram retirados de circulação durante intervenção policial pelo Distrito de Santa Cruz das Estrelas, município de Santa Rita do Passa Quatro/SP. Os dois assaltantes um jovem identificado como João Gabriel Ferreira Ponciano, 19, e um adolescente de 17 anos, tentaram a sorte ao reagir contra policiais militares do 10º BAEP. Outro bandido, também um adolescente não reagiu e acabou sendo preso.
O caso se deu por volta das 14h30, de quinta-feira, 15, no prédio da antiga Cadeia Pública do Distrito da Estrela localizado na rua Eugênio Anacleto Rodrigues Dia.
Na manhã da quinta-feira em questão pelo município de Porto Ferreira/SP, ocorreu um roubo a residência onde três indivíduos armados, mediante grave ameaça praticaram um roubo, quando contra as vítimas, de onde levaram um veículo Audi – A3, duas motocicletas, uma Kawasaki e a outra uma Honda, óculos de sol, perfume e dinheiro.
Momentos depois, uma viatura de área da Polícia Militar fez o acompanhamento do veículo Audi, onde, na vicinal que liga o Distrito de Santa Cruz da Estrela a Tambaú, o condutor do mesmo perdeu o controle e acabou colidindo, onde os três marginais desembarcaram do Audi, sendo certo, um deles foi capturado pelos militares e identificado como o adolescente J.G.S.M., enquanto os outros dois tomaram rumo ignorado, fato registrado no BO HW7357-1/2023.
Diante da gravidade dos fatos, o comando do policiamento de áreas de Porto Ferreira, Tambaú e Santa Cruz das Palmeiras iniciaram um cerco pela região da “Estrela”, devido aos indivíduos terem fugidos pela “Vicinal do Varjão”.
Viaturas do 1º BAEP/Piracicaba, ouvindo toda a situação pelo sistema de rádio, rumaram para o local em apoio aos policiais de área, no entanto, após uma varredura, não foi logrado êxito na localização dos fugitivos.
Quando já se preparavam para retornarem para Piracicaba, via 190, um denunciante comunicou que dois indivíduos, em atitudes suspeita haviam ingressado no prédio da antiga Cadeia de Santa Cruz da Estrela.
A primeira viatura do BAEP a chegar no local foi a que estava ocupada pelos policiais Sargento PM Moreira, Soldado PM Nicolini e Cabos PMs José Eduardo e Cardoso, os quais, quando adentravam no citado prédio, observaram os dois suspeitos que se dividiram, ou seja, um ocupou uma sala da direita e o outro a da esquerda, observando quem olha da rua para o prédio.
Ato contínuo, os militares foram surpreendidos por disparos efetuados contra eles pelos bandidos e revidaram a injusta agressão, menos o Cabo PM Cardoso que segurava o escudo balístico.
Os dois marginais foram atingidos e caíram no solo, sendo imediatamente desarmados e providenciado o socorro que foi realizado pelo SAMU, onde não resistindo aos ferimentos vieram a óbito.
Os bandidos foram identificados como João Gabriel Ferreira Ponciano, 19 e V.H.M.S., 17.
Pela dinâmica, João Gabriel foi quem ocupou o cômodo da direita e portava uma pistola, calibre 7,65, numeração raspada, municiada com 5 projéteis intactos, enquanto o adolescente ficou na sala da esquerda e portava um revólver, calibre 38, numeração raspada, municiado com 06 projéteis, sendo 2 deflagrados e 4 intactos. Na posse de João Gabriel também foi apreendida a quantia de R$ 1.017,00 (um mil e dezessete reais) roubado das vítimas.