Aratu Gerações inicia obras de ‘ensecadeiras’
Seguindo o planejamento de obras previsto pela Aratu Geração S.A., neste mês de abril iniciou-se a construção das ensecadeiras no leito do rio, obras que se tratam de estruturas de contenção temporárias, feitas de pedras e terra que são construídas com a função de controlar o curso d’água para se estabelecer um ambiente de trabalho seco.
No caso da reativação da PCH Emas Nova, será construída uma ensecadeira de montante (acima da barragem), para que seja feita a limpeza e adequações no canal de adução, e uma ensecadeira de jusante (abaixo da Usina Velha), para a construção da nova casa de força.
Tais estruturas serão desmobilizadas após a conclusão dos trabalhos, prevista para o final de outubro desse ano. Com sua desmobilização, as águas voltarão ao curso normal pelo rio e pelo canal de adução.
Como parte do planejamento, também está previsto o início das obras de melhoria da infraestrutura da Cachoeira de Emas, que são parte das contrapartidas acordadas com o Município, que são as seguintes:
– Reforma do prédio da Usina Nova e projeto paisagístico do jardim com dois mirantes com visão privilegiada;
– Reforma dos seis banheiros e ampliação de dois deles;
– Reforma do prédio da Usina Velha;
– Construção do Portal de entrada da Cachoeira;
– Revitalização da Ponte Velha, com instalação de semáforo inteligente;
– Aumento da área coberta dos 10 quiosques;
– Revitalização da fachada da EE Eloi Chaves;
– Reforma da quadra de esportes e pintura da sede do Centro de Convivência do bairro Limoeiro;
– Recomposição e manutenção da areia da prainha;
– Revitalização do pátio da Polícia Militar Ambiental;
– Reforma de sala para uso pela Colônia de Pescadores;
– Reforma do local onde os pescadores limpam os peixes;
– Sinalização turística e instalação de lixeiras de médio porte
– Reforma dos seis banheiros existentes, sendo que dois deles que dão suporte ao Centro Comercial serão duplicados de tamanho.
No momento, o cronograma de execução dessas obras não está totalmente definido pois se trata de serviços em áreas municipais ou de outras autarquias. Desta forma, a Aratu conjuntamente com a Prefeitura estão trabalhando firmemente para obter as devidas autorizações e permissões necessárias.
O objetivo da Aratu é que a maioria dessas obras sejam realizadas neste ano de 2023.