Está proibida a pesca em Cachoeira de Emas/Pirassununga
Atualizado as 21h15 de 19 – 03 – 2017
A partir da próxima segunda-feira, 20, está proibido qualquer tipo de pesca em três quilômetros de trecho do Rio Mogi Guaçu em Cachoeira de Emas, município de Pirassununga/SP. Os trechos proibidos são, um quilômetro e meio abaixo da Barragem da ARATU e um quilómetro e meio acima da referida barragem.
O Ministério Público do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, através de sua representante em Pirassununga, a Dra. Telma Regina Fernandes Rego Pagoto encaminhou tempos atrás para o Tenente PM Ivo de Moraes, comandante do 1º Pelotão de Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo, com sede em Cachoeira de Emas, um documento onde mostrava a Instrução Normativa nº 26 no dia 2 de setembro de 2009 pelo INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS – IBAMA, e que tal medida não estava sendo cumprida, pois, automaticamente esta Instrução Normativa revogava a de nº 129 que era especificamente para o Recanto Turístico de Emas.
A Instrução Normativa nº 26 serve para todos os Rios da Bacia Hidrográfica do Paraná e diz o seguinte: A menos de 1.500m (mil e quinhentos metros) a montante e a jusante de mecanismos de transposição de peixes.
O documento foi enviado para o Comando Geral da Polícia Militar Ambiental, o qual reconheceu a solicitação do MP e, assim, uma reunião foi marcada na manhã desta sexta-feira, 17, nas dependências do CPTA/ICMBio, com vários segmentos da sociedade.
Entre os presentes estavam a Promotora de Justiça, Dra. Telma Regina, o Tenente PM Ivo Moraes, proprietários de Restaurantes de Cachoeira de Emas, o pesquisador e cientista Dr. Fábio Sussel, representantes de pescadores profissionais, o secretário de Agricultura e do Meio Ambiente do município Valdir Rosa, representantes do CEPTA/ICMBIO e o deputado federal Nelson Marquezelle (PTB).
Desta forma está proibida a pesca no Rio Mogi Guaçu, no trecho acima mencionado, ou seja, um quilômetro e meio abaixo da Barragem da ARATU e um quilómetro e meio acima da referida barragem.
A notícia foi divulgada por volta das 12h40 desta sexta-feira, 17, pelo Tenente PM Ivo Moraes durante o programa A VOZ DO POVO da Rádio Piracema FM 94,7 de Pirassununga/SP. O apresentador do programa Ademir Naressi jentrevistará o Tenente PM Ivo Moraes e o pesquisador/centísta da APTA – Fábio Sussel no programa desta segunda-feira, 20, às 11h00 onde serão dados maiores detalhes.
Foto:G1/Eptv