Embarcação e petrechos de pesca apreendidos e multas durante ação da PMAmb
No sábado, 22, o Sargento PM Couto e o Cabo PM Melo, do 1º Pelotão, da 2ª Cia. do 5º BPMAmb, realizaram patrulhamento ostensivo náutico com a EMB – A 05299, a montante da Barragem da Usina ARATU, do rio Mogi Guaçu, pelo Distrito de Cachoeira de Emas/Pirassununga/SP.
Num primeiro momento os policiais localizaram três (3) redes de espera, totalizando 40 metros, estando estes dispostos no ambiente aquático oferecendo assim nocividade à ictiofauna nativa, sendo as redes foram apreendidas junto ao 1º Pelotão, quando serão destruídas em data oportuna.
Dando continuidade da “operação” denominada de “Tiradentes”, os policiais seguiram subindo o rio, quando na região conhecida do ‘Caixeiro’ onde lograram êxito em visualizar dois (2) indivíduos tripulando equipamento náutico (embarcação + motor de popa) em ato de pesca e, com petrechos proibidos (barduelos), sendo que a abordagem foi realizada quando um indivíduo estava armando o petrecho no rio e o outro estava no interior da embarcação.
Foram elaborados os respectivos Autos de Infração Ambiental que totalizou o valor de R$ 2.000,00, por violação do artigo 35 da Resolução SIMA 05/21, sem prejuízo da apuração da responsabilidade penal nos termos do 34 da Lei Federal 9605/98, e procedida a apreensão do equipamento náutico e dos petrechos supracitados.
Fonte – Comunicação Social da 2ª Cia. de PMAmb