NOTA DE ESCLARECIMENTO E REPÚDIO
Caríssima comunidade escolar da E. E. Nossa Senhora de Loreto.
A Equipe Gestora, vem por meio desta esclarecer notícia divulgadas pela impressa de Pirassununga.
No dia de ontem, 11 de abril de 2023 durante uma das aulas, um dos estudantes do Ensino Fundamental que faz acompanhamento no Programa Escolar CONVIVA e pela Rede Protetiva de Pirassununga desde 2022, agiu de forma indisciplinada e incorreta com uma de nossas docentes e, no “calor da discussão” fez menção às mensagens divulgadas pela internet sobre um possível incidente no vindouro dia 20 de abril de 2023.
Esclarecemos que no dia 20 de abril, segundo o Calendário Escolar, será Conselho de Escola, e, portanto, somente professores, líderes de turma e funcionários comparecerão à escola.
Como a Comunidade Escolar está muito preocupada com as divulgações na mídia, diga-se de passagem, no mínimo insensíveis, para não dizer sensacionalista, desde o início desses eventos, a escola tomou uma postura de coibir e agir ativa e rapidamente contra quaisquer falas indevidas de nossos alunos, inclusive sempre contando prontamente com o apoio da Ronda Escolar e a Inteligência da Academia da Força Aérea (AFA). Inclusive, na segunda-feira, postamos comunicado nas mídias sociais para tranquilizar pais e responsáveis com relação às Fake News divulgadas.
Por isso, a docente após o incidente com o aluno, foi instruída pela Equipe Gestora a lavrar Boletim de Ocorrência relatando os fatos.
A mãe do aluno também foi convocada e levou o aluno para casa. Seguindo os trâmites legais, o Conselho de Escola (necessário prazo de 72 horas por lei) foi convocado para a aplicação das sanções disciplinares concernentes de acordo com o Regimento Escolar e com a Legislação Educacional Federal e Educacional, a qual reiteramos, não mais permite a expulsão de alunos de escola públicas como muitos pais solicitam (tão somente pode-se realizar a chamada Transferência por Medida de Cautela com a anuência dos órgãos superiores, o que também é desencorajado devido às interpretações jurídicas atuais).
Reiteramos, portanto, que a chamada feita pelo órgão de reportagem foi no mínimo irresponsável, pois causou desconforto, alarde e ainda mais preocupações em pais e responsáveis que já se encontram fragilizados pela conjuntura atual.
Em nenhum momento o dito repórter entrou em contato com a Direção da Escola para apuração dos fatos acontecidos in loco, o que é um pressuposto para a liberação de informações midiáticas (checar várias fontes de informação). Somente no fim da reportagem é colocado que a escola tomou todas as medidas cabíveis.
Contudo, o “estrago midiático” já havia sido feito pelo tipo de caput sensacionalista (chamada) da matéria.
A escola nunca deixou de prestar quaisquer esclarecimentos aos responsáveis ou à mídia local e nunca o fará, pois acreditamos piamente na Liberdade de Expressão, conforme a Constituição Federal de 1988, contudo que seja enfatizado, uma expressão responsável.
Ainda, tal fato reflete e refletirá negativamente na imagem da escola, na imagem dos membros da Equipe Gestora e, principalmente, na importantíssima aplicação da avaliação externa governamental Prova São Paulo, pois muitos pais, em virtude do medo, deixarão de enviar os filhos para a escola, prejudicando a aprendizagem, a finalização do bimestre de seus filhos e a tomada de resultados pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC) para melhoria da educação em nossa Comarca e Escola.
Dessa forma, a unidade escolar, solicita humildemente que os pais não deixem de enviar seus filhos, pois como já reiteramos na nota de segunda-feira, nos situamos dentro da Academia da Força Aérea um ambiente seguro pela conduta ilibada e responsável dos militares no Comando, contamos com câmeras em ambiente externo e dentro de cada uma das salas de aula, sendo os estudantes monitorados por membros da secretaria escolar e da Equipe Gestora.
Continuaremos com a postura rígida de agir quando falas indevidas e ações impensadas de adolescente ocorrerem, pois isso salienta nosso compromisso com o bem-estar de todos, de todos os membros de nossa Comunidade.
Sem mais para o momento e certos da compreensão e pautados na confiança que sempre existiu em à Comunidade Escolar e a Gestão da Escola e, também esperando uma retratação da mídia de Pirassununga, subscrevemo-nos,
Equipe Gestora da E. E. Nossa Senhora de Loreto