A Itália em Pirassununga. O melhor da Massa e Molhos Artesanais
O texto a baixo foi extraído do saboresdaitalia.com/culinária-italiana
“A culinária italiana evoluiu através dos séculos, ao longo das mais variadas alterações sociais e políticas; suas raízes podem ser traçadas até o século IV a.C.. Mudanças significantes ocorreram com a descoberta do Novo Mundo, que ajudaram a moldar muito do que é conhecido como a culinária italiana hoje em dia, através da introdução de ingredientes como batatas,tomates, pimentões e milho, todos eles parte central da cozinha daquele país, e que no entanto só foram introduzidos em grande escala a partir do século XVIII.
Tanto ingredientes como pratos mudam de região para região do país. Existem diversos pratos regionais importantes que também assumiram caráter nacional, enquanto diversos pratos que já foram regionais proliferaram, em diversas variantes, por todo o país. Queijos e vinhos são uma parte importantíssima da cozinha do país, desempenhando diferentes papéis tanto regionalmente quanto nacionalmente, com sua inúmera variedade e leis de regulamentação (Denominazione di origine controllata, DOC).
A Itália possui uma cozinha essencialmente tradicional e com uma grande variação de produtos. Para quem pensa que por aqui se come somente massa está muito enganado. Além de se comer muito bem, se come de tudo, muitos pratos de carne, peixe, cordeiro, frango, peru, frutos do mar e seus acompanhamentos, sem falar dos doces…
O italiano é muito exigente e crítico à mesa. Valorizam extremamente os seus produtos, possuem o hábito de quando vão ao mercado verificar sempre a proveniência dos artigos para identificar, e garantir que o produto é de qualidade e pode ser consumido. Um dos lemas da cozinha italiana é aproveitar o que é produzido nas cercanias garantindo assim a “fresqueza” do produto que será consumido.
Isso significa um típico almoço italiano e que não se encontra num prato único. Os italianos não gostam de misturar os sabores e optam sempre pela simplicidade. Restaurante a quilo? Nem pensar… Imaginem colocar um monte de comidas mais ou menos desconjuntadas no mesmo prato, isso não existe e acho que nunca vai existir aqui na Itália.
Da Redação
O município de Pirassununga/SP conta já alguns meses com o melhor da cozinha italiana. Esta semana o jornalista e radialista Ademir Naressi conheceu o verdadeiro sabor da Itália na Cantina Bom Jesus, quando acompanhado do amigo Cristiano, puderam saborear um verdadeiro Filet – Alla Parmegiana, acompanhado de um Talharim na manteiga.
As massas são preparadas todas artesanalmente pelo Cheff Rone, o qual, acompanhado da esposa dão um toque especial nos pratos depois de prontos.
São mais de quinze pratos de massas frestas feitas artesanalmente pelo Cheff Rone, confira algumas:
– Capellini Garganelli e Fettuccine (Al Sugo, Alla Bolognese, Alla Putanesca)
– All Sugo, napolitano, atum, aliche, azeitonas preta e alcaparras
– Al Pesto (azeite, manjericão, amêndoas e parmesão
– Alla Italiana (Cubos de mignon, al sugo, napolitano e flambado no conhaque, entre outros pratos.
Canelloni (Ricota, Espinafre ou Presunto e Queijo), All Molho Branco, Alla Quatro Formaggi, Alla Veneza (Molho branco, napolitano, manjericão e catupiry.
Lasagne (Al Sugo, Alla Bolognese, Alla Quatro Formaggi, Alla Romanesca (Molho branco, ervilha, champignon, presento e parmesão.
Massas Especiais
Garganelli – Garganelli, Rondelli e Manicaretti
Filet – Alla Parmegiana, A Moda Do Chefe e Orquestra
Filé de frango Alla Parmegiana com arroz e fritas e File de frango Alla Creme
Salmon a moda Andrica (grelhado no molho napolitano, alcaparra, camarão e acompanha garganelli.
Muito mais outras opções conferindo pessoalmente o cardápio na Cantina Bom Jesus, onde o cliente tem opções de saborear no local ou levar para casa.
Serviço:
Aberto de segunda e terça-feira, apenas no almoço.
Quarta, Quinta, Sexta, Sábado e Domingo no almoço e jantar.
Endereço – Avenida Felipe Boller Júnior, 4410, Jardim São Fernando – Pirassununga/SP
Telefone – (19) 9.9917-5046