Cotias e Pacas (173) foram apreendidas, faltam ainda serem resgatas mais 489, entre Catetos e Cotias
Duas ações dos policiais militares ambientais do 1º e 2º Pelotão de PMAmb, da 2ª Cia., foram bastante positivas e comemoradas.
Pela Represa de Caconde, no local conhecido como “Graminha”, duas redes de 350 metros foram retiradas das águas e apreendidas.
Em outra ação, policiais militares auxiliaram equipes do IBAMA e da SEMIL, realizaram a apreensão de 173 Cotias e Pacas, restam ainda a serem resgatadas 489 animais silvestres entre Cotias e Catetos.
Caconde
Na terça-feira, 4, os Cabos PMs Toríbio e Bergamini, do 2º Pelotão de PMAmb, com sede em São João da Boa Vista/SP, utilizando Embarcação -05294, com apoio terrestre do Sargento PM Melizi e Cabo PM Vanzela, realizaram incursões na Represa Caconde, no município de Caconde/SP.
A ação é em decorrência de ações voltadas a coibir delitos no tocante a pesca predatória no corpo hídrico Represa acima mencionada.
Durante o policiamento embarcado, os policiais lograram êxito em localizar e recolher as margens da represa, precisamente no local conhecido popularmente como ‘’graminha’’, duas redes de espera totalizando 350 metros, tendo capturado dois peixes, sendo uma Piranha (PYGOCENTRUS NATTERELI) e um Tucunaré (CICHLA OCELLAIS), os quais se encontravam vivos e, posteriormente soltos no ambiente aquático.
As duas redes foram apreendidas e serão incineradas.
Pacas e Cotias
Na quarta-feira, 5, os policiais militares ambientais do 1º Pelotão de PMAmb (Pirassununga), o Cabo PM Mafra e o Soldado PM Claudino, realizaram ação conjunta com agentes da Unidade Regional de apoio técnico (SEMIL) e IBAMA para a retirada de 63 (sessenta e três) pacas e 110 (cento e dez) cotias, de um criador irregular, no bairro rural Barto, no município de Espírito Santo do Pinhal/SP.
Durante a retirada dos animais silvestres esteve presente uma equipe de veterinários do CRAS e de zoológicos municipais da região, para onde foram destinadas as Pacas e Cotias, um local apropriado, onde passaram por avaliações e, posteriormente para serem reintroduzidos em seu habitat natural.
Cabe salientar, que a equipe da PMAmb apoiou as equipes presentes no local, sendo que a ação durou todo o dia, se estendendo até as 22h10, com a retirada parcial de 173 animais silvestres e ainda restando a retirada em data oportuna dos demais 489 animais silvestres entre cotias e catetos.
Quanto as providências penais e administrativas serão tomadas por parte do Órgão Ambiental IBAMA.
Após retirada de todos animais e análise de veterinário responsável quanto situação de maus tratos. Restam ainda a serem resgatadas 489 animais silvestres entre Cotias e Catetos.