Secretaria de Saúde faz alerta sobre criadouros de mosquito transmissor da dengue
março 27, 2023 Imprensa Oficial 2 0 comentários
A Secretaria Municipal da Saúde por meio da Vigilância Epidemiológica alerta toda a população para a necessidade de acabar com os criadouros do mosquito aedes aegypti transmissor da dengue, zika e chikungunya. Com atitudes simples de acabar com a água parada de vasos, limpeza dos quintais, garrafas e pneus guardados em locais cobertos, a situação ficará sob controle.
O combate à dengue precisa do envolvimento de todos, pois é uma tarefa contínua!
A Vigilância Epidemiológica também está orientando que caso a pessoa tenha os sintomas iniciais como febre alta, dores nas articulações, dor de cabeça e nos olhos, ela deve procurar imediatamente a unidade de saúde do seu bairro, para avaliação médica e orientações necessárias para seu tratamento.
A pessoa só deve procurar o Pronto Atendimento se os sintomas se agravarem, como sensação de desmaio, dores abdominais intensas e vômitos que não cessam; ou nos finais de semana, quando a unidade do bairro permanece fechada.
A dengue não tem remédio nem vacina específicos. O paciente deve ingerir muito líquido para manter a hidratação, repousar e tomar a medicação prescrita pelo médico.
Dados divulgados pela pasta na sexta-feira, 24, apontavam para os seguintes índices:
– Confirmados 32;
– Descartados 163;
– Em investigação 110;
– Óbitos, não há registros.