PM Ambiental. Escolares realizam plantio de árvores. Represa graminha é fiscalizada
Em alusão à “Operação” Dia Mundial da Água, o 1º Tenente PM Ivo de Moraes, comandante dos três pelotões da 2ª Cia de Polícia Militar Ambiental, participou do programa A Voz do Povo, transmitido pela piracema plus e pelo canal do facebok/repórternaressi, na quinta-feira, 23.
Entrevistado pelo radialista Ademir Naressi, o Tenente PM Ivo de Moraes, comentou sobre a “Operação”, bem como os bons resultados colhidos no primeiro dia (quarta-feira, 22), bem como destacou esta modalidade fiscalização ocorre no dia a dia, mas, como a data é específica, então, existe um calendário que denomina de “Operação” ao Dia Mundial da Água.
Segundo dia
O segundo dia da “Operação” foi marcada por duas ações, uma no município de São José do Rio Pardo/SP, onde ocorreu uma ação de “Prevenção primária/Restauração Ecológica – Plantio de mudas de árvores nativas”, em uma área de lazer localizada ao longo da Avenida Euclides da Cunha,145, região central da referida cidade.
A ação foi de plantio de mudas de árvores nativas, juntamente com os alunos da Escola Municipal de Ensino Básico São Judas Tadeu e a EMEB Ada Parise, totalizando 75 crianças, as quais, auxiliadas pelos policiais do 2º Pelotão de PMAmb (São João da Boa Vista), realizaram o plantiu de 21 mudas de árvores Nativas (Jacarandás, Quaresmeira, Jenipapo e Itucaneira), em alusão ao Dia Mundial da Água, foi procedida pelos alunos e professores.
A ação contou com a parceria da Secretaria de Agricultura do Meio Ambiente de São José do Rio Pardo, devendo ser ressaltado que ações dessa natureza atendem aos conceitos de prevenção primária que tem por objetivo a promoção da qualidade de vida através da restauração ecológica e da conservação ao meio ambiente.
Uma TV, de canal fechado do município fez a cobertura do evento.
Já pela cidade de Caconde/SP, o policiamento ambiental realizou fiscalização na Represa Graminha, onde foram apreendidos ‘petrechos de pesca’.
Nesta ação foram empregados cinco policiais, sendo dois do policiamento de DEJEN, quando foram apreendidas duas redes de espera de 80 metros cada, totalizando 160 metros.
Na ação foi utilizada a embarcação Piapara I.
Fonte – Sessão de Comunicação Social da 2ª Cia. PMAmb