Esquadrilha da Fumaça entra para o Guiness World Recordes após voo com 12 aeronaves de cabeça para baixo
Por G1 São Carlos e Araraquara
A Esquadrilha da Fumaça recebeu na quinta-feira (6) o certificado dos representantes do Guinness World Records na América Latina, na Academia da Força Aérea Brasileira (AFA), em Pirassununga (SP). Os pilotos bateram um recorde voando com 12 aeronaves de cabeça para baixo, durante 30 segundos.
O recorde já tinha sido homologado em outubro de 2006 durante uma apresentação na AFA. Após 10 anos, o recorde continua sendo da Esquadrilha da Fumaça, que já havia conquistado o feito em 1996 com 10 aviões e depois em 2002, com 11.
O diretor do Guinness na América Latina, Carlos Martinez, aproveitou a viagem ao Brasil para entregar o certificado do recorde mundial aos pilotos da esquadrilha. A solenidade aconteceu no salão histórico do hangar.
“Tivemos oportunidade de vir para Brasil e poder parabenizar em pessoa a equipe da Esquadrilha da Fumaça, e falar oficialmente que eles são parte da família do Guiness Book Recordes”, completou Martinez.
Desafios do voo
Dois dos 12 pilotos que participaram da acrobacia foram homenageados durante a entrega do certificado. Eles falaram sobre desafio de realizar voo invertido com vários aviões simultaneamente.
“As dificuldades são de que se houver falha todos têm que saber o que fazer rapidamente”, contou o piloto capitão Ricardo Beltrão Crespo.
“O desafio nos motiva, estavamos bastante preparados para realizar aquele voo” disse o capitão e instrutor de voo Afonso Henrique Junqueira de Andrade.
Recordes com o T-27 Tucano
No telhado do hangar foram colocados dois aviões de cabeça para baixo para lembrar aos visitantes que o vôo invertido e a especialidade da esquadrilha da fumaça. Os três recordes foram batidos com o modelo T- 27 Tucano, um avião de treinamento que a esquadrilha deixou de usar há quatro anos. Atualmente a equipe utiliza o modelo A-29 Super Tucano, um avião de caça. Os pilotos são treinados para trabalhar na proteção do espaço aéreo brasileiro, e os caças são as aeronaves mais estáveis e potentes.