Leme recebe Certificação do Ministério da Saúde
Estratégias adotadas pela Secretaria da Saúde possibilitaram a eliminação na transmissão vertical (gestação) do HIV e Sífilis
A Prefeitura de Leme, através da Secretaria Municipal da Saúde, informa sobre o recebimento da Certificação de Eliminação da Transmissão Vertical no HIV e Sífilis.
Considerado como um dos grandes desafios da saúde pública, a transmissão vertical (durante a gravidez) dos vírus HIV e Sífilis, acontece em decorrência do complexo processo infeccioso e também do comportamento da população.
Para receber a Certificação de Eliminação da Transmissão Vertical no HIV e Sífilis, o município deve atender e cumprir uma série de medidas, controles e ações, todas definidas pelo Ministério da Saúde, que constam no Guia para Certificação da Eliminação da Transmissão Vertical de HIV e/ou Sífilis, publicado em 2021.
É importante destacar, que essa Certificação tem acompanhamento contínuo e também é revalidada a cada 2 anos, pela Comissão Nacional de Validação.
No último dia 7 de dezembro, a Cidade de Leme conseguiu receber a Certificação de Eliminação da Transmissão Vertical no HIV e Sífilis em Brasília, junto ao Ministério da Saúde.
Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria Municipal da Saúde, localizada na Avenida Dr. Hermínio Ometto, 705 – Jardim Alvorada, ou pelo telefone 3573.6599.
Fonte – Secretaria municipal de comunicação social