Ações da Polícia Militar Ambiental devolvem para a natureza Aves e Peixes
No primeiro dia deste mês de dezembro, o policiamento ambiental do 1º Pelotão, sediado no Distrito de Cachoeira de Emas/Pirassununga/SP, comandado pelo 1º Tenente PM Ivo de Moraes, desencadearam duas ações.
O 1º Pelotão, bem como o 2º e 3º, estão integrados à 2ª Cia de Polícia Militar Ambiental sediada na cidade de Piracicaba/SP, tendo no comando o Capitão PM Ilgges
Pelo município de Araras, o Sargento PM Couto, juntamento com o Cabo PM Melo, componentes da viatura A-05202, devido denúncia de sobre Aves Silvestres em Cativeiro, realizaram incursão em uma residência pelo município de Araras/SP, onde localizaram cinco (5) aves da fauna nativa brasileira mantidas em cativeiro, sendo; uma trinca ferro, dois canários da terra, um pintassilgo e um cardeal, todos sem licença do órgão ambiental competente.
Diante dos fatos, foi elaborado um Auto de Infração Ambiental no valor de R$ 4.700,00, por infringir o parágrafo 3 inciso III do artigo 25 da resolução SIMA 05/21, sem prejuízo da responsabilidade penal nos termos da Lei Federal 9605/98.
No dia acima mencionado, o Cabo Cunha e Soldado PM Colombo, ambos do 1º Pelotão, em patrulhamento náutico com a Embarcação Náutica, A-05295, realizaram patrulhamento pelo Rio Mogi Guaçu, a montante da barragem da Usina Aratu, município de Pirassununga/SP.
Durante a ação os policiais lograram êxito em recolher no trecho patrulhado uma “rede de espera” de 20 metros de comprimento, com dois peixes nativos (curimbatas).
Os peixes foram soltos, enquanto que o petrecho de pesca foram apreendidos e, posteriormente incinerados.
Fonte – 2ª Cia. PM Ambiental