Interventor da Santa Casa de Pirassununga quer Engenheiro e Motorista para o Pronto Socorro
Neste novo Plano Trabalho elaborado pelo interventor da Santa Casa de Pirassununga/SP, Moacir Fonseca Júnior, que é retroativo à 1 de novembro, contempla a contratação de Engenheiro e Motorista para o Pronto Socorro. Também, para cada médico especialista, será contratado outro para ser o coordenador. O Plano anterior que era de 13 milhões, agora, o atual a ser apresentado vai para mais de R$ 19 milhões.
Na manhã do dia 24 de novembro, compareceram à Santa Casa de Misericórdia de Pirassununga, funcionários do PSF, entre eles, enfermeiros, médicos e dentistas, devido a uma convocação feita pelo intervencionista Moacir Fonseca Júnior, sem saberem do que se tratava.
Os profissionais começaram a perguntar do que se tratava para a coordenadora de enfermagem e coordenador médico, porém, ambos respondiam que não sabiam também.
Segundo enfermeiras, está sempre foram as respostas dada pela coordenadora da enfermagem, que, ainda segundo funcionárias do setor da Secretaria de Saúde, teria chegado a reclamar da nova secretária Kellen da Matta, pois, só pedia relatórios, um atrás do outro.
Já, quanto ao coordenador médico, confidenciou que nunca foi chamado pela secretaria para reunião.
Vale lembrar que existe um documento assinado pelo executivo para a contratação do cardiologista Dr. João de Deus, por sinal um dos melhores cardiologistas da região, o que não pode, embora, salientamos mais uma vez, um excelente cardiologista.
Ainda, segundo funcionários da saúde, tal médico permanece cerca de uma hora na USF do Jardim Itália, não sendo diferente para os dentistas das USFs, da Vila Redenção, Ferrarezzi e Santa Fé. Mas, a Secretária de Saúde garantiu que todos estavam cumprindo o horário (todos não, porque quase não tem). Essa foi a primeira mentira.
Chegando na Santa Casa, eram chamados de 3 em 3 para uma sala, onde eram informados sobre o aviso prévio que deveriam cumprir.
Quando as enfermeiras questionavam onde estava o representante do consórcio, faziam cara de paisagem. Na reunião que teve com as enfermeiras, a secretária disse que no dia assinariam o aviso prévio, onde teria uma pessoa do consórcio, automaticamente esclarecendo sobre a recontratação. Isso também não aconteceu. Mentira nº 2.
Para completar os comentários pelos corredores da Secretaria de Saúde, era com certa uma lista já pronta o nome de técnicos e enfermeiro (a)s, que não seriam recontratados, pois, alguns amigos e amigas do “rei” precisam das vagas que serão oferecidas no consórcio.
Mentira nº 3.
O prefeito garantiu em audiência pública que todos os funcionários do PSF seriam recontratados. Mas, para quem desobedeceu a um decreto, desobedecer à fala na câmara do prefeito, não é nada, pois, Kellen da Matta já estaria com os nomes que não seriam recontratados por desafetos na época com a coordenadora na UMI.
É notória a aflição dos funcionários, sem qualquer esclarecimento. Esse final de ano vai ser tenebroso e doloroso para eles. Funcionários que estão há mais de 10, 15 anos no PSF e sem nenhum apoio do prefeito/médico.
Enquanto isso, o Conselho Municipal de Saúde, não aprovou o Plano do Consórcio, pois precisa ser analisado, fato este que acontecerá na manhã desta terça-feira, 29, porém, do jeito que foi feito, dificilmente será aprovado e, mesmo que seja aprovado precisa passar pela Câmara.
Neste novo Plano que é retroativo à 1 de novembro, contempla a contratação de Engenheiro e Motorista para o Pronto Socorro, mais, para cada médico no especialista, será contratado outro para ser o coordenador. O Plano anterior que era de 13 milhões, agora, o atual a ser apresentado vai para mais de R$ 19 milhões.