Pedreiro sem habilitação colide com carro e derruba nove postes de iluminação pública
Heberte dos Santos Dias, 34, pedreiro, foi preso em flagrante na noite de quinta-feira, 24, pelos policiais militares Éder e Freitas, do policiamento de área da 3º Cia PM do 36º BPMI/I, por Embriaguez ao volante (Art. 306) e Dirigir sem Permissão ou Habilitação (Art. 309).
Heberte que trabalha na construção civil, trafegava pela rua Duque de Caxias Norte, zona norte da cidade de Pirassununga/SP, quando na altura do número, 695, Jardim Flamboyant, colidiu o veículo GM/Monza, de cor cinza, ano 1992, placas de Pirassununga, contra um Poste de Iluminação Pública.
Com a queda do mesmo ocorreu um efeito dominó, onde outros oito (8) postes vieram ao solo, deixando grande parte da zona norte sem energia.
De acordo com os policiais acima citados, que apresentaram a ocorrência no plantão da Central de Polícia Judiciária – CPJ -, deram voz de prisão ao pedreiro pelos delitos de embriaguez ao volante e dirigir sem habilitação. Os policiais foram acionados por volta das 20h21 da noite em questão via COPOM para o local acima mencionado, para atender ocorrência de acidente de trânsito.
Ao chegarem no local, já estavam o SAMU e o Corpo de Bombeiros realizando o socorro ao pedreiro.
De acordo com o registrado pelos policiais, o pedreiro trafegava em alta velocidade pelo local quando veio a colidir contra um veículo Honda/Civic LXL, ano 2011, de cor cinza, placas de Campinas/SP, o qual realizava conversão numa rotatória, após a colisão, colidiu contra a moticleta Honda/CBX 200 Strada, de cor vermelho, placa de Pirassununga/SP, que se encontrava estacionada, sendo que o veículo dirigido pelo acusado somente parou quando colidiu contra um poste da rede elétrica, sendo que em efeito cascata, o primeiro poste puxou os outros postes, acabando por serem derrubados um total de nove postes.
Durante o socorro ao condutor do Monza, Heberte, os policiais chegaram a conversar com o mesmo, tendo respondido às perguntas, de forma desconexa, contudo já no hospital, o pedreiro informou que apenas se lembra de chegar com seu veículo na rotatória do local e não se lembra de mais nada, dizendo que havia ingerido bebida alcoólica.
Através de pesquisa, verificou-se que o Heberte não é habilitado, sendo constatada a embriaguez através dos seguintes sinais notórios: olhos vermelhos, hálito etílico, fala alterada e fala desconexa.
Ainda segundo os policiais, o pedreiro veio do Estado de Minas Gerais para trabalhar na construção civil, tendo familiares na cidade, porém, não soube informar onde.
O dano causado pelo pedreiro em derrubar os postes com a colisão foi significativo a ponto de interromper o fornecimento de energia elétrica por quase toda zona norte.
A delegada de polícia civil judiciária, Dra. Tatiane Cristina Parizotto, acionou Instituto de Criminalística para perícia do local e dos veículos envolvidos.
O médico que atendeu o pedreiro atestou seu estado de embriaguez, tendo o mesmo permanecido internado na Santa Casa.
A Defesa Civil esteve no local em apoio a Polícia Militar.
A delegada Tatiane Parizotto ratificou a prisão de Herberte dos Santos Dias, permanecendo o mesmo internado a disposição da justiça, porém, sob escolta policial.