Falácias de secretária de Saúde sobre Consultórios Odontológicos seriam mentirosas
O vereador Carlos Luiz de Deus, “Carlinhos de Deus”, fez ao prefeito de Pirassununga, José Carlos Mantovani, um Pedido de Informação sobre a falta de equipamentos odontológico para disponibilizar assistência em Saúde Bucal para todas as Unidades do PSF.
Porém, ao contrário da falácia da secretária Kellen da Matta, talvez por desconhecer todo o sistema, ou por ser induzida a erro pelo Poder Executivo, disse inverdades.
No Almoxarifado Central, de acordo com funcionários pessoas de dentro do local, equipamentos odontológicos estariam “amontoados”, sendo que poderiam serem instalados em várias salas em Unidades de Saúde.
Assim, existem Cadeiras Odontológicas (equipamentos) completos para se montar Consultórios em Unidades como São Valentim e Laranjeiras bem como outros equipamentos como Raio – X para várias Unidades.
Nossa reportagem buscou junto ao banco de dados (arquivo pessoal de Ademir Naressi), que no ano de 2016, quando a frente da Secretaria de Saúde, a dentista Cristiane Fonseca instalou quatro equipamentos novos completos o Centro odontológico, além de dois (2) novos no Residencial Clayton Malaman.
Também foi montada uma sala para atendimento Odontológico no Jardim Roma, a primeira vez que ofereceram esses serviços na Unidade e, no final do ano montados mais dois (2) consultórios Odontológicos no Jardim Itália, mas, que até o fechamento desta matéria não foram enviados os profissionais para lá trabalharem.
Para acrescentar, um dos melhores Consultórios, superequipado está na Unidade do Triângulo, reservado para a zona sul. Assim que abrirem já podem instalar, porque já foi adquirido para atender essa população.
Importante lembrar também que o Deputado Estadual Damásio permitiu utilizar a verba destinada por ele, na Unidade do Triângulo.
Carlinhos de Deus, em Audiência Pública, mostrou seu descontentamento quando questionou a falta de inclusão do CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) nas diretrizes orçamentárias para 2023.
Lembrando que o CEO, é como o CEM para a área odontológica e, financiado pelo Governo Federal. Portanto a população receberia a oferta de mais serviços na área odontológica como cirurgias de SISO, cirurgias de gengivas mais complexas, pacientes especiais entre outras!!!
Veja abaixo o pedido do vereador:
Considerando o princípio da integralidade da assistência à saúde;
Considerando o que estabelece a Política Nacional de Saúde Bucal em relação aos Centros de Especialidades Odontológicas;
Considerando a necessidade de cadastrar e credenciar uma rede assistencial consistente para produção de serviços odontológicos especializados;
Considerando a necessidade de transparência na aplicação de recursos públicos;
Diante dessas considerações, solicito ao Senhor Prefeito Municipal, o seguinte pedido de informações:
a) Faz parte das políticas públicas relacionadas à Saúde do Município de Pirassununga, oferecer assistência odontológica especializada?
c) Quais as políticas públicas que estão sendo desenvolvidas na Saúde Bucal?
d) O Município de Pirassununga solicitou credenciamento para ser contemplado com o CEO (Centro de Especialidades Odontológicas)? Em que data foi feita essa solicitação de credenciamento? Se ainda não foi solicitado o credenciamento, qual foi o motivo pela não solicitação?
c) A Administração Municipal de Pirassununga solicitou a inclusão no “Programa Mais Médicos pelo Brasil”? Se positiva a resposta, favor encaminhar cópia do respectivo protocolo. Se negativa a resposta, favor informar quais os motivos de não credenciar.
d) Em audiência pública da saúde, a atual Secretária Municipal de Saúde KELLEN CRISTINA VIEIRA DA MATA afirmou que este ano não estaria aberto para credenciamento do CEO. Qual documento ou portaria, emitidos pelo DRS ou Ministério da Saúde embasam essa afirmativa?
e) Em audiência pública da saúde, a atual Secretária Municipal de Saúde KELLEN CRISTINA VIEIRA DA MATA afirmou que não existe equipamento odontológico para disponibilizar assistência em Saúde Bucal para todas as Unidades do PSF. Em qual documento do almoxarifado Central embasa a afirmação da Secretária em relação a falta de equipamento?
f) Prestar outras informações a respeito do assunto.
Fonte do Pedido de Informação – Fernando Hausser – Assessor Parlamentar
NOTA – A redação deste portal de notícias coloca, à disposição da secretária uma NOTA OFICAL DE ESCLARECIMENTO.
Gostaria de saber pq a USF DO TRIÂNGULO está fechada???
Ai, ai, vamos lá…
Senhor “jornalista” (sic), certamente vc não sabe que falácia significa, também, mentira. Logo, o título da matéria é um pleonasmo (repetição de um enunciado que tem o mesmo sentido). Seria melhor vc colocar “alegações da secretaria seriam mentirosas…” Que tal? Melhor né? Tente contratar um estagiário para revisar seus textos, vai valorizar e daria sobremaneira credibilidade às suas matérias, se bem escritas.
Vc fez mesmo jornalismo, e se sim, não tinha aulas de redação e português no curso?