SESI faz doação de alimentos não-perecíveis à Semana Nenete
Ao realizar a troca de alimentos não-perecíveis por ingressos para a festa junina que acontece nesta sexta-feira (30), os alunos da Escola SESI de Pirassununga/SP arrecadaram cerca de 1.5 mil produtos, entre leite e outros mantimentos não-perecíveis.
“Conversando com nossa equipe, decidimos doar os produtos à “Porteira do Coração, cuja proposta envolve a solidariedade das crianças”, conta a diretora do SESI de Pirassununga, Fabiana Raquel Pita.
“Nossos alunos estão trabalhando com os projetos ‘Eixo Integrador’ (do 6º ano ao Ensino Médio) e o ‘Projeto Didático’ (do 1 aos 5 anos), nos quais desenvolvem ações com temas propostos pelo SESI, como por exemplo o ‘Eixo de Matemática’. Com o tema ‘Dizem que o apressado come cru… mas come’, que trata da questão da fome no mundo, desenvolvemos a sensibilidade de nossos alunos para o auxílio à quem mais necessita”, explica Fabiana.
Para a entrega dos alimentos ao Fundo Social de Solidariedade, Fabiana Pita preparou um evento especial no saguão principal da Escola SESI, na manhã da última segunda-feira (26), com a participação dos alunos, professores e funcionários da instituição.
Os próprios alunos entregaram os alimentos à primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Liliane Pavão Alves Lindo, e ao secretário municipal Roberto Bragagnollo (Cultura e Turismo) que, sensibilizados, agradeceram a todos por tão nobre gesto vindo de uma instituição de ensino.
• Porteira do Coração – A “Porteira do Coração” é uma ação criada em 2007 pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com o objetivo arrecadar alimentos não-perecíveis junto ao grande público que prestigia a Semana Nenete, que tem entrada gratuita. A doação é espontânea: doa quem quiser, doa quem puder.
Pela primeira vez desde que a Semana Nenete foi criada, a Secretaria de Cultura e Turismo e o Fundo Social de Solidariedade, em parceria com a Diretoria Regional de Ensino de Pirassununga e a Secretaria Municipal de Educação, iniciaram este ano um projeto junto às redes de ensino locais, focado na “Porteira do Coração”. Com a participação dos professores, o objetivo é estimular a solidariedade entre os alunos, com envolvimento das famílias.
Nesta semana que antecede o início das férias escolares, as crianças estão recebendo um “convitinho especial” sugerindo aos pais que incentivem seus filhos a doarem, num dos dias da festa, 1 kg de alimento não perecível. Cada impresso traz como sugestão um alimento da cesta básica que pode ser doado.
Se as ações solidárias devem fazer parte da educação das crianças, a campanha “Porteira do Coração”, ao adentrar no âmbito escolar, visa incentivar a solidariedade entre as crianças.
O fato de escolas envolverem os alunos em campanhas – como faz a Escola SESI e algumas instituições de ensino locais – é muito importante para a formação da criança. Mas o incentivo maior costuma vir da família.
• Solidariedade – Iniciativas beneficentes são resultado da educação recebida em casa e na escola. “Nossa proposta, com a Porteira do Coração é que a criança, ela mesma, acompanhada dos pais, experimente a sensação que é doar, de estar entregando, com as próprias mãos, 1 kg de alimento não perecível que vai ajudar crianças de outras famílias, que precisam muito desse alimento”, esclarece Liliane Pavão Alves Lindo.
A “Tulha do Coração”, posto único para a entrega dos alimentos, ficará montada durante a Semana Nenete na plataforma da Estação da FEPASA. Segundo Liliane, os alimentos arrecadados durante a Semana Nenete serão distribuídos às famílias mais necessitadas de Pirassununga, que têm crianças.
Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Pirassununga