Em reunião do CMS, secretária de saúde demonstra despreparo para o cargo
Na quarta-feira, 26 de outubro, na sede do Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais aconteceu a reunião ordinária do Conselho Municipal de Saúde (CMS), a recém-chegada à pasta da saúde do município, a secretária Kellen da Matta participou pela primeira vez.
Na quinta-feira, 27, a secretária não compareceu na secretaria, segundo funcionários do setor, a fim de aproveitar o feriado prolongado teria viajado para o Estado de Goiás. Na secretaria ninguém informou o telefone Kellen, fator em que não conseguimos falar com a mesma sobre sua participação na reunião do Conselho.
“Para quem chegou cheia de pompa, somente faltou perguntar o que estava fazendo lá, demonstrou estar despreparada para ocupar o cargo” confidenciou um conselheiro.
Logo de início falou em alto e bom som que ‘ela’ tinha contratado uma nova enfermeira para a UMI, pois, precisava de novo responsável técnico, através do Pronto Socorro.
O fato deixou os conselheiros horrorizados com a informação, quando avisaram que o convênio do Pronto Socorro não existe, devido não ter sido renovado e, sequer foi enviado ao Conselho de Saúde, o plano de trabalho.
Um dos conselheiros foi bastante enfático em dizer, “está tudo errado, não tem plano, não tem aprovação do Conselho, não tem convênio firmado e, estar trabalhando na UMI. Tudo errado”
Ao ouvir a narrativa do conselheiro, a secretaria que demonstrou despreparada para o cargo acenou com um olhar para a advogada da Santa Casa que se encontrava presente, onde a mesma teve que concordar com os apontamentos do Conselho e calou-se.
Já dizia um velho ditado popular ‘quem cala consente’, sendo que nada foi explicado nem pela representante da Santa Casa, muito menos pela atual secretária.
O pior é que Kellen, invés de corrigir, ainda insistiu na contratação dizendo que ficaria na UMI e, visivelmente contrariada percebeu que o Conselho de Saúde está desenvolvendo seu papel.
Aguarda-se uma posição da Câmara Municipal de Pirassununga, principalmente do vereador/professor Cícero Justino, pois tem a primazia para colocar em pauta uma CEI protocolada pele cidadão Antônio Cezar Santana, devido denúncias de possíveis irregularidades em contratações e de convênio realizado de forma errada e, agora para engrossar o caldo “diante a primeira pedalada dada pela secretária”, o Poder Legislativo vai continuar inerte!
“Caso este assunto não entre em pauta, possivelmente, o Conselho de Saúde deverá protocolar outro documento junto ao Poder Legislativo”, comentou um conselheiro.
O Conselho Municipal de Saúde, com todas as prerrogativas já vê a primeira improbidade administrativa da nova gestora da saúde do município, que de nova não tem nada, pois continua na velha acessoria.
Outro assunto tratado durante a reunião do Conselho foi em relação ao NOVO MODELO de contratação de funcionários que é desconhecido.
Lembrando que o Conselho votou a favor do Consórcio, diante o explanado pelos administradores do referido Consórcio que garantia que médicos PJ, seriam contratados diretamente, enquanto os demais cargos por terem grande concorrência no “mercado de trabalho”, seriam chamados através de processo seletivo, assim, desta que foi a autorização dada pelos Conselho.
Ficou bastante claro durante a reunião que a nova secretária deu “uma banana” para as decisões do Conselho, quando disse que não terá contratação através de processo seletivo, ou seja, sem as devidas lisuras que a mudança requer.
Um conselheiro com larga experiência em questões trabalhistas foi claro ao dizer “Quarteirização!!! Se soubesse que seria sem processo seletivo, ‘quarteirizado’, eu não teria aprovado”.
Outra conselheira deixou bem claro que “se teve mudanças no que foi aprovado, que é preciso passar novamente pelo Conselho antes de ir para a Câmara, pois, não foi este modelo colocado pela secretaria”.
Por outro lado, não ocorreu unanimidade na aprovação do Consórcio, e agora estão passando por cima do Conselho, pois, que delibera se chama Conselho Municipal de Saúde.
Também lembrado que a enfermeira Jennifer foi considerada uma heroína por todas as enfermeiras, por ter salvado as vacinas do Covid-19 e, está cumprindo aviso prévio.
De acordo com tudo isto que está acontecendo entre os dias 22 de dezembro de 2022 à 1 de janeiro de 2023, as Unidades de Saúde não funcionarão. O Pronto Socorro e a Santa Casa estariam preparados para tanto.
Unidades de Saúde da Zona Norte, do Jardim Itália e do Cerrado de Emas estariam sem médicos e o pior, a Unidade do Clayton Malaman sem enfermeira, fato gravíssimo que deveria ser comunicado o COREN.
Agora, além do CPF do prefeito, a da secretária também poderá ser inserido.
A saúde está há tempos numa descente neste município.
Agora a educação pegou carona… por falta de renovação, a escola CPAI, há mais de sessenta anos em funcionamento, poderá ser fechada.