Outubro Rosa – Mês de Prevenção do Câncer de Mama
Entender o que é e como se prevenir, é muito importante na luta contra o câncer
A Prefeitura Municipal do município de Leme/SP, através da Secretaria da Saúde, informa sobre exames e diagnósticos em alusão ao “Outubro Rosa”.
O objetivo do “Outubro Rosa” é compartilhar informações, promover a conscientização sobre a doença e proporcionar à população maior acesso ao diagnóstico e tratamento, contribuindo para a redução das mortes.
O que é?
É um tumor maligno que se desenvolve devido a alterações genéticas nas células, que sofrem um crescimento anormal. Se diagnosticado precocemente e tratado oportunamente, o prognóstico é positivo e a chance de cura é alta.
Como a mulher pode perceber a doença?
Toda mulher deve ficar atenta aos sinais diferentes no seu corpo, por este motivo existe a importância da mulher conhecer seu próprio corpo e diferenciar anormalidades.
Sinais de alerta câncer de mama:
· Inchaço de toda ou uma parte das mamas, com a presença ou não de nódulos palpáveis;
· Nódulo único endurecido;
· Irritação ou abaulamento de uma parte da mama;
· Dor na mama ou mamilo;
· Inversão de mamilo;
· Eritema (vermelhidão na pele local);
· Edema (Inchaço) da pele;
· Espessamento ou retração da pele ou do mamilo;
· Secreção sanguinolenta ou serosa;
· Linfonodos aumentados.
Sinais de alerta câncer de colo:
· Sangramento vaginal anormal, principalmente após a relação;
· Dor durante a relação;
· Secreção vaginal anormal;
· Dor abdominal.
Os sinais e sintomas do câncer podem variar, e algumas mulheres que têm câncer podem não apresentar nenhum desses sinais e sintomas.
Como descobrir a doença mais cedo?
O Ministério da Saúde recomenda exame clínico anual e mamografia, para mulheres de 40 a 49 anos e para as de 50 a 69 anos, a mamografia é a cada dois anos e o exame clínico uma vez por ano. Além desses grupos, o Ministério da Saúde indica o acompanhamento de mulheres com risco elevado, cuja rotina deve começar aos 35 anos. O risco elevado inclui história familiar de câncer de mama em parente de primeiro grau antes dos 50 anos, de câncer bilateral ou de ovário em qualquer idade; e história familiar de câncer de mama masculino.
O que é o exame clínico das mamas?
É o exame das mamas, realizado por médico ou enfermeiro treinado para essa atividade. Neste exame poderão ser identificadas alterações nas mesmas. Se for necessário, será indicado um exame mais específico, como a mamografia.
O que é mamografia?
É um exame muito simples que consiste em um raio-X da mama e permite descobrir o câncer quando o tumor ainda é bem pequeno.
O que pode aumentar o risco de ter câncer de mama?
Se uma pessoa da família – principalmente a mãe, irmã ou filha – teve essa doença antes dos 50 anos de idade, a mulher tem mais chances de ter um câncer de mama. Quem já teve câncer em uma das mamas ou câncer de ovário, em qualquer idade, também deve ficar atenta. As mulheres com maior risco de ter o câncer de mama devem tomar cuidados especiais, fazendo, a partir dos 35 anos de idade, o exame clínico das mamas e a mamografia uma vez por ano.
O autoexame previne a doença?
O exame das mamas realizado pela própria mulher, apalpando os seios, ajuda no conhecimento do próprio corpo, entretanto, esse exame não substitui o exame clínico das mamas realizado por um profissional de saúde treinado. Caso a mulher observe alguma alteração deve procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo de sua residência. Mesmo que não encontre nenhuma alteração no autoexame, as mamas devem ser examinadas uma vez por ano por um profissional de saúde!
O que mais a mulher pode fazer para se cuidar?
Ter uma alimentação saudável e equilibrada (com frutas, legumes e verduras), praticar atividades físicas (qualquer atividade que movimente seu corpo) e não fumar. Essas são algumas dicas que podem ajudar na prevenção de várias doenças, inclusive o câncer.
Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria Municipal da Saúde, localizada na Av. Dr. Hermínio Ometto, 705 – Jd. Alvorada, ou através do telefone 3573-6599.
Fonte – Secretaria de Comunicação Social