Núcleo de Zoonoses realiza 4ª ADL – Avaliação de Densidade Larvária
Ação tem por finalidade coletar informações para cálculos de índices de infestação
A Prefeitura Municipal da cidade de Leme/SP, através do Núcleo de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal da Saúde, informa sobre a realização da 4ª ADL – Avaliação de Densidade Larvária.
O que é a ADL – Avaliação de Densidade Larvária
A ADL é uma atividade de vistoria dos imóveis na cidade de forma amostral e que tem por objetivo quantificar a infestação de mosquitos em todas as áreas da cidade, além de mensurar a quantidade de recipientes existentes; quais os principais tipos de criadouros; quantos estavam com água parada, quantos tinham larvas de mosquito e, destes quantos estavam com larvas do Aedes aegypti, transmissor das arboviroses, dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana.
A partir do sorteio dos quarteirões, os imóveis devem ser vistoriados em toda a área interna e externa, coletando-se separadamente, amostra dos recipientes encontrados com larvas, respeitando-se o intervalo entre os imóveis definidos no momento do sorteio.
Essas informações são importantes para o direcionamento das ações de controle nos locais avaliados e como forma de envolver a população em geral nos resultados das atividades de controle desencadeadas, por meio da divulgação periódica nos meios de comunicação disponíveis.
A ADL – Avaliação de Densidade Larvária em Leme, começou no dia 04 de outubro e tem previsão de durar por 15 dias.
Informações adicionais podem ser adquiridas no Núcleo de Controle de Zoonoses, localizado na Rua Waldemar Silenci, 450 – Cidade Jardim, ou pelo telefone 3571-0295.
Fonte – Secretaria de Comunicação Social