Pirassununga despenca no ranking do Programa Município Verde Azul
No dia 22 de setembro, a cidade de Rio Claro foi sede do evento promovido pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, onde ocorreu o anuncio da segunda Pré-certificação do Programa Município VerdeAzul (PMVA).
O anuncio foi feito pelo secretário de Estado, Maurício Brusadin que divulgou os municípios mais preparados nos quesitos do Programa Município VerdeAzul, e também que mais evoluíram da primeira Pré-certificação para a segunda Pré-certificação do programa.
Os dez municípios que mais evoluíram em relação à 1ª Pré-Certificação, nessa ordem, foram Rio Claro, Nova Odessa, Alto Alegre, Magda, Bauru, Junqueirópolis, Piratininga, Pederneiras, São Pedro do Turvo e Cajobi.
Já os 10 municípios paulistas que estão melhor pontuados no ranking geral, até o momento, são Fernandópolis (89,47 pontos), Novo Horizonte (88,57), Botucatu (84,77), Itu (82,51), Cerquilho (79,72), Itapira (77,92), Gastão Vidigal (77,07), Caraguatatuba (76,77), Jaguariúna (76,67) e São José do Rio Preto (75,51). As relações completas divulgadas hoje podem ser consultadas no site do PMVA.
Nesta avaliação, Pirassununga terminou na posição de nº 309, com 19,12 pontos. Na evolução do 1º pré-certificado (em junho) para o 2º pré-certificado (em setembro), o município caiu de 38,38 pontos para 19,12 pontos (ou seja, uma queda de 50,18%). Foi detectada uma queda muito grande em relação a 2016, quando Pirassununga estava na posição nº 40, com 87,29 pontos.
O secretário Maurício Brusadin chamou atenção especial para a questão das mudanças climáticas, pedindo aos representantes dos municípios presentes ao II Encontro Estadual de Pré-Certificação do PMVA, que se engajem com a causa e promovam ações para enfrentar o problema. Em dezembro, será feito o anúncio final do Ranking Ambiental Paulista 2017.
Desenvolvimento sustentável
O Programa Município VerdeAzul, lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, tem o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental, com estímulo e auxílio às prefeituras paulistas, na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas em busca de um desenvolvimento sustentável.
As ações propostas pelo programa, em 2007, compõem as dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.