8ª Campanha Nacional de Vacinação dos Trabalhadores da Saúde contra o Sarampo
Atenção para o calendário e idades para a vacinação contra o Sarampo
A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa sobre a 8ª Campanha Nacional de Vacinação dos Trabalhadores da Saúde contra o Sarampo.
Em 2022, o estado de São Paulo, em consonância com o Ministério da Saúde (MS) realizará a 8ª Campanha Nacional de Vacinação dos Trabalhadores da Saúde conta o Sarampo, no período de 04 de abril a 03 de junho, sendo 30 de abril o dia D de mobilização social.
Em Leme a campanha já está acontecendo, desde o dia 04 de abril, para os profissionais que trabalham na área da saúde, sendo realizada a vacinação somente nos que ainda não estão com as 2 doses completas.
Para as crianças
A campanha começa no próximo dia 30 de abril, o Dia “D” da mobilização de Vacinação contra o Sarampo. Devem receber a vacina, todas as crianças de seis meses e menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), não importando a quantidade de doses que já tenha tomado.
Sobre o Sarampo e a contaminação no Brasil.
O sarampo é uma doença infecciosa, aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito, particularmente em crianças menores de um ano de idade.
Apesar dos esforços empreendidos desde o início do programa de eliminação da doença, nos últimos anos, casos de sarampo têm sido reportados em várias partes do mundo e segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), muitos países permanecem endêmicos para o sarampo, principalmente, aqueles com baixa cobertura vacinal e com bolsões de não vacinados. É o caso do Brasil, que desde 2018 vem registrando surtos de sarampo, e desde 2019, voltou a ser endêmico para esta doença, o que levou à perda do certificado de país livre do sarampo.
Segundo dados da nota Técnica emitida pelo Centro de Vigilância Epidemiológica Estadual, em 2019, 2020 e 2021, até a Semana Epidemiológica (SE) 52, foram confirmados 9.325, 20.884, 8.444 e 668 casos de sarampo, respectivamente, totalizando 39.321 casos confirmados. No período de 2018 a 2021 ocorreram 40 óbitos por sarampo.
A importância da vacinação
A vacinação contra o sarampo contribuirá para a interrupção da circulação ativa do vírus do sarampo no país, minimizar a carga da doença, proteger a população, além de reduzir a sobrecarga sobre os serviços de saúde em decorrência de mais esse agravo.
Na campanha de vacinação contra o sarampo, serão vacinadas as crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade. O público-alvo, portanto, representa 2.651.118 crianças no estado de São Paulo. A meta é vacinar, no mínimo, 95% dessas crianças (2.518.562).
As ações de imunizações continuam a ser extremamente importantes para a proteção contra o sarampo e devem ser mantidas apesar de todos os desafios frente à circulação do SARS-CoV-2.
A Campanha se estenderá até o dia 03 de junho de 2022, seguindo a nota Técnica emitida pelo Centro de Vigilância Epidemiológica “Prof. Alexandre Vranjac” – Secretaria Estadual de Saúde e o calendário do Governo do Estado.
Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Av. Dr. Hermínio Ometto, 705 – Jd. Alvorada, ou através do telefone 3573-6599.
Dados da Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Pirassununga